Coloque as informações mais importantes primeiro e torne mais fácil a sondagem dos pontos principais. Ou seja, estruture a sua escrita para que seu público possa entender rapidamente o propósito de seu conteúdo.
Prepare um esboço:
- Liste todo o conteúdo que você deseja cobrir;
- Agrupe conteúdos relacionados;
- Coloque o conteúdo numa ordem lógica;
- Coloque o conteúdo mais importante no começo.
Enfatize informações importantes
Use uma técnica de pirâmide invertida:
- Use títulos e subtítulos para dividir seu conteúdo em porções menores e mais fáceis de sondar;
- Coloque a mensagem-chave no primeiro parágrafo;
- Cubra o conteúdo essencial primeiro e depois coloque as informações adicionais;
- Comece as sentenças com palavras-chave.
Títulos e subtítulos úteis
Utilize os estilos de cabeçalhos na ordem correta. Os títulos devem ser concisos e descrever precisamente a página, seção ou parágrafo. Além disso, não pule os níveis dos cabeçalhos, pois isso irá afetar a acessibilidade do seu conteúdo. Leia mais sobre acessibilidade na web.
Parágrafos
Os parágrafos devem ser curtos e cobrir um único tópico a fim de manter o interesse do leitor.
Listas
Listas são fáceis de sondar e geralmente exigem menos palavras. Use:
- Listas numeradas para passos;
- Listas com marcadores para séries importantes de informações ou itens.
Tente não repetir palavras no começo de cada item da lista. Isso torna mais difícil sondar a lista. Pense nesse exemplo:
Formato não indicado
Na praia:
- Você deve nadar entre as bandeiras
- Você deve usar protetor solar
- Você deve usar um boné
- Não se esqueça de beber água
Formato indicado
Na praia você deve:
- Nadar entre as bandeiras
- Usar protetor solar
- Usar um boné
- Lembrar-se de beber água
Enfatize palavras importantes
Escreva as palavras e frases chave em negrito, mas não use demais, já que isso torna mais difícil de ler. Além disso, você deve escrever qualquer citação em itálico.
Links
Use links descritivos. O “Clique aqui”, por exemplo, não é um link descritivo. Deixe seu usuário saber o que irá acontecer quando eles clicarem no link, para que eles entendam por que vale a pena clicar.
Se você direcionar o link para um vídeo, PDF, documento ou outro formato, descreva o que está no texto do link. Também é bom indicar a duração do vídeo ou o tamanho do arquivo. Para saber mais, veja o vídeo a seguir:
Mantenha a geralmente aceita e padronizada fonte azul que os usuários esperam para links não acessados. Não faça seu público se esforçar muito para encontrar o link.