Cibersegurança

O aumento expressivo do uso de redes computacionais no dia a dia trouxe imensos benefícios e comodidades para a população. Entretanto, ao mesmo tempo que esse avanço trouxe facilidades, também abriu um novo universo de possíveis crimes. Com isso, a Cibersegurança vem com o papel de ser o conjunto de tecnologias para dar segurança aos usuários. 

Segundo Mário Antunes e Baltazar Rodrigues, no livro Introdução à cibersegurança, esta pode ser definida como o “conjunto de tecnologias, processos e práticas desenhado para proteger as redes, os computadores e outros dispositivos eletrônicos, programas e dados, de potenciais ataques ou ameaças”. Além disso, o relatório intitulado “Revisão de capacidade de cibersegurança – República Federativa do Brasil”, da Organização dos Estados Americanos (OEA), analisa o potencial da Cibersegurança brasileira.

Phishing

O phishing é uma tentativa de adquirir informações sigilosas enganando os usuários. Em 2017, a ACSC verificou um aumento de comprometimento dos e-mails comerciais através de emails de phishing direcionados (Australian Cyber Security Centre Threat Report). Um típico ataque phishing envolve usar comunicação eletrônica, geralmente e-mail, para induzir o usuário a clicar em um link malicioso ou a dar informações sigilosas. A isca pode ser um assunto atrativo, publicidade aparentemente oficial ou uma oferta atrativa. O objetivo do ataque phishing pode ser:

  • Ganhar acesso ao seu nome de usuário e senha;
  • Obter informação financeira;
  • Induzir a baixar malware.

É válido lembrar que o phishing também pode acontecer em plataformas de redes sociais.

Como perceber uma tentativa de phishing

  • Não abrir e-mails enviados por pessoas ou empresas desconhecidas;
  • Configurar um bloqueador de spams no seu e-mail;
  • Passar o mouse sobre os links para verificar a URL verdadeira;
  • Verificar erros gramaticais ou de ortografia na mensagem;
  • Ser cético a respeito de ofertas atraentes – ela é boa demais pra ser verdade?;
  • Não mandar nenhuma informação pessoal por e-mail – um banco respeitável não pede informações pessoais via e-mail.

Malware

Um malware é a combinação das palavras ‘malicious’ e ‘software’. Esse software pode ser baixado ao clicar num link malicioso, por exemplo, como parte de uma campanha de phishing ou ao instalar uma aplicação desconhecida.

TipoDescrição
SpywareO spyware é um software que espiona sua atividade digital e coleta informações sobre você, e então envia essas informações para outra entidade. O spyware pode coletar: histórico da internet, informações financeiras ou bancárias
AdwareO adware é um software que transmite anúncios indesejados ao usuário
VírusOs vírus são um tipo de malware, que podem: roubar informações, baixar e instalar outros arquivos maliciosos alterar ou excluir arquivos no seu computador e enviar spam
RansomwareO ransomware é um tipo de software que tranca ou criptografa os arquivos de um indivíduo ou organização até que um resgate seja pago.

Proteja-se online

1- Instale um software de antivírus

Pense bem em instalar um antivírus para se proteger contra malware, spyware e adware. A FEA não fornece licença para nenhum antivírus para os estudantes, porém é possível encontrar alguns antivírus gratuitos.

2- Crie senhas fortes e variadas em diversos serviços e plataformas

Leia nosso módulo gerenciando senhas e pense em usar um gerenciador de senhas. Não use a opção de conectar-se com o Facebook, pois pesquisadores identificaram problemas de segurança e privacidade com esse método de autenticação.

3- Atualize seu software frequentemente

Empresas de software com frequência lançam patches para consertar falhas de segurança em sistemas operacionais e aplicações. Simplesmente manter o sistema operacional de seu telefone ou computador, o navegador e outras aplicações atualizados pode ajudar a proteger seus dados.

4- Fique alerta e proteja-se contra ataques phishing

O erro humano é uma das principais causas de quebras de segurança. malware pode ser distribuído por emails de phishing ou spam, ao visitar sites maliciosos ou ao baixar software que parece verdadeiro. Para se informar mais sobre o assunto e se proteger contra malwares, veja:

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)