Agora que você encontrou informações sobre seu tópico de estudo, você precisará avaliar se elas são apropriadas para ser utilizada em sua tarefa ou pesquisa.
Avaliar criticamente recursos de informação é uma habilidade fundamental para estudantes que realizam pesquisas acadêmicas. Este guia fornece alguns pontos iniciais para a avaliação e o acesso de informações que você encontrar. As técnicas se aplicam tanto para recursos online, quanto para formatos mais tradicionais, como jornais, artigos, revistas e livros.
Saiba mais:
A informação é confiável e útil para sua tarefa ou pesquisa?
Pontos a se considerar | Menos possibilidades de ser confiável | Pode ser confiável | Mais possibilidades de ser confiável |
Onde você encontrou a informação | Na web; pelo Google, Facebook, etc. | Pesquisa na biblioteca | Biblioteca ou banco de dados com revisão paritária/filtro acadêmico ativado |
Quem é o autor (indivíduo ou organização/associação) | Nenhuma informação sobre o autor é fornecida | As qualificações/credenciais e afiliações profissionais do autor são fornecidas; informações de contato estão disponíveis | O professor recomendou o autor |
Público alvo | Há tendências para grupos particulares | Público geral | Acadêmicos ou intelectuais |
Propósito | Feito para vender algo; apresenta um único ponto de vista; escrito em nome de um grupo religioso ou político | Informa sobre pesquisas | Apresenta as descobertas da pesquisa |
Profundidade | Panorama superficial | Evidências da análise | Análise e discussão sistemática e rigorosa |
Precisão | Erros gramaticais ou ortográficos; omissões óbvias | Os fatos são apoiados por evidências | Revisão paritária e referenciado |
Estilo de escrita | Sensacionalista, nível baixo ou inapropriado para a sua disciplina | Logicamente organizado e claramente apresentado | Logicamente organizado e claramente apresentado; a linguagem pode exigir algum conhecimento prévio para a compreensão |
Relevância | Muito básico ou muito avançado | Se relaciona com aspectos do meu tema | O foco no meu tema é apropriado para as minhas necessidades; atende aos critérios de marcação para minha avaliação |
Quão atual é? A importância da atualidade depende da sua área. Por exemplo, saúde ou medicina exigem informações atuais; literatura ou arte não. | Não há informação disponível sobre a data; publicado ou atualizado há mais de 5 anos; existem novas edições ou revisões | Publicado ou atualizado nos últimos 5 anos | Publicado ou atualizado recentemente; publicado no períodico exigido por meu professor |
Possui uma bibliografia ou lista de referências? | Sem lista de referências; referências estão desatualizadas; as referências não são acadêmicas ou confiáveis | Uma lista de referências com fontes reconhecíveis e confiáveis são fornecidas | Referências no texto e lista de referências/ bibliografia de fontes acadêmicas são fornecidas |
Quem publicou? | Desconhecido | Uma editora com boa reputação | Uma editora acadêmica que usa o processo de revisão paritária (confira no site da editora) |
Indicadores extras a serem considerados em websites
Pontos a se considerar | Menos possibilidades de ser confiável | Pode ser confiável | Mais possibilidades de ser confiável |
Que tipo site é esse? Olha para o URL ou endereço | .com é um site comercial | .net é uma empresa ou associação privada (confira a informação Sobre Nós no site) | .edu ou .ac é um instituto educacional; .gov é um site do governo; .org é uma organização (nem todos os sites .org são sites oficiais. Confira a informação Sobre Nós no site) |
O site é mantido? | A última atualização é antiga; muitos links quebrados | A última atualização é recente; todos os links funcionam | |
Layout do site | Amador | Amigável | Amigável e profissional |
De qual país vem o site? Isso pode afetar a relevância da informação, dependendo de seu tópico. Olhe para o URL ou endereço para ver o código do país, como .br para Brasil | O site se origina de um país que não será relevante para o tema | Originado de um país relevante ao tema |
Saiba mais: