É importante considerar quais tipos diferentes de imagens devem ser armazenadas e quem poderá ter acesso contínuo a elas. Por exemplo, há médicos que não percebem que as fotografias de pacientes, tiradas em contexto clínico, precisam ser protegidas de “mau uso, perda, acesso não-autorizado ou interferência, modificação e divulgação”.
Considerações sobre o arquivo de imagens
Localização
É uma exigência de trabalho salvar imagens de uma pessoa em um local ou plataforma particulares? Imagens armazenadas em um dispositivo móvel pessoal, ou pendrive, podem estar mais vulneráveis a perdas do que as salvas em um computador ou nuvem. Leia sobre armazenamento local e online no módulo Trabalhando com Arquivos.
Após ter enviado as imagens para um local seguro, considere deletá-las da câmera ou do aparelho. Em algumas situações, esse passo será obrigatório. Se for o caso, considere se seu aparelho possui backup automático habilitado nas configurações.
Metadados e legendas
É necessário assegurar que os metadados das imagens e as legendas sejam apropriados. Metadados são informações sobre os dados, e no contexto da fotografia, os aparelhos digitais, em geral, anexam automaticamente metadados às imagens, incluindo quando e onde o registro foi feito (com coordenadas latitudinais e longitudinais). É possível documentar como irá legendar a imagem, por exemplo, como parte do processo de consentimento. Além disso, sua organização pode ter orientações sobre como as imagens devem ser legendadas. Ao incluir uma imagem no site da FEA e nas atividades do Moodle, é necessário acrescentar uma legenda para que ela seja acessível a todos. Leia sobre metadados no nosso módulo Trabalhando com Arquivos.