Há redes sociais criadas especificamente para interação de profissionais e negócios. Algumas vantagens de se criar uma conta profissional online são:
- Uma marca profissional forte;
- Visibilidade para sistemas de recrutamento online;
- Alguns sites providenciam acesso a notícias diárias com publicações relevantes;
- Muitas redes online permitem busca e candidatura a vagas ofertadas por empregadores;
- Mostruário de seu trabalho com vídeo, documentos, e outras mídias;
- Empregadores podem procurar por você, ao invés de você procurar por trabalho.
O LinkedIn é um site profissional de networking, que favorece o estabelecimento de rede entre indivíduos e companhias. Isso possibilita seguir e interagir com pessoas do ambiente de trabalho, ou que podem estar interessadas em colaborar com você. Seu perfil do LinkedIn é normalmente a primeira coisa que aparece em uma pesquisa Google.
Candidatos a empregos que foram bem-sucedidos e usaram um perfil LinkedIn possuem alguns elementos em comum:
- 89% possuíam uma foto de perfil;
- 91% listaram 5 ou mais habilidades;
- 81% tiveram 10 ou mais patrocínios;
- 82% participavam de grupos do LinkedIn.
Há outras formas de se demonstrar as habilidades digitais:
- Prover e escrever conteúdo usando ferramentas colaborativas online como parte de um grupo – pense sobre algum momento em que você utilizou ferramentas como o Google docs para trabalhos em grupo;
- Demonstrar uma capacidade efetiva de direcionar e escrever conteúdo online – você tem usado plataformas online como o Twitter ou um blog para se comunicar com diferentes públicos?;
- Capacidade de avaliar e implementar novos pedidos – você já usou softwares de votação para conseguir informações?;
- Demonstrar conhecimento e os benefícios de se utilizar software de código aberto – você já usou programas como Python, Open Office ou outro software de código aberto?
Para entender como criar uma conta eficiente no LinkedIn, indicamos o seguinte vídeo: Como criar um Perfil Campeão no LinkedIn (59:23).