Use técnicas que façam com que sua audiência encontre e leia rapidamente o conteúdo, como:
Linguagem simples
Use uma linguagem simples ao escrever conteúdo online. A linguagem simples é concisa, bem estruturada e fácil de entender. Se você usar termos comuns e sentenças simples, será mais rápido para seu público ler seu conteúdo.
Dicas para escrever em linguagem simples
Palavras e frases simples
Use palavras simples e do cotidiano para que seu público não tenha de se esforçar muito para entender seu conteúdo. Explique termos técnicos e evite jargões. Um jargão é uma palavra ou frase usada por grupos muito particulares e que outras pessoas podem ter dificuldade de entender.
Exemplo de palavras simples:
- “Pegar”, em vez de “obter”
- “porque”, em vez de “como consequência de”
Sentenças curtas
Mantenha as sentenças curtas (15 a 20 palavras). Adicione outra sentença, ao invés de usar pontuação adicional ou palavras para alongar a sentença.
Pronomes
Use pronomes (você, nós, nosso) para se referir aos usuários e à sua organização. Assim, eles vão sentir que você está falando com eles e isso ajuda a manter as sentenças mais simples.
Exemplo: “você pode…” em vez de “clientes podem…”.
Voz ativa
Use a voz ativa ao invés da voz passiva, sempre que possível. A voz ativa torna mais claro quem pratica a ação e normalmente permite dizer a mesma coisa, com menos palavras.
Exemplo: “Você precisa enviar o formulário para requerer”, em vez de “O requerimento precisa ser enviado através do formulário”.
Simplifique
Simplifique o entendimento das suas sentenças. Por exemplo, as duas sentenças abaixo dizem o mesmo. Qual você acha mais fácil de ler?
- No momento de solicitar acesso ao 5º andar, é necessário aos solicitantes obterem um cartão de entrada. Os solicitantes devem pedir assistência no balcão de recepção frontal do 1º andar.
- Para acessar o 5º andar, peça um cartão de entrada no balcão do 1º andar.
Legibilidade
O uso da linguagem simples irá aumentar a legibilidade do seu conteúdo. Legibilidade é uma medida do quão fácil é a leitura e a compreensão do conteúdo escrito.
Considere o nível de leitura do seu público-alvo para decidir a legibilidade apropriada. Caso você esteja escrevendo sobre tópicos complexos ou técnicos, você talvez pense que precisará usar sentenças e terminologias complicadas. Na verdade, mesmo aqueles com conhecimento especializado preferem linguagem simples, como argumenta o autor desse texto voltado para juristas, mas sua mensagem pode valer para todas as áreas.
Ferramentas para avaliar a legibilidade
Existem ferramentas para avaliar a legibilidade do seu texto. Os resultados delas podem te dar uma certa indicação de que você está escrevendo num nível adequado ao seu público. Descubra como a pontuação da legibilidade é calculada (em inglês) nessas ferramentas.
Os seguintes recursos estão presentes no Word 365 e versões e algumas versões mais antigas, na USP professores e alunos podem ter acesso e verificar a legibilidade do seu texto.
- Flesch Reading Ease (disponível no Microsoft Word)
A ferramenta Gunning também pode ajudar neste quesito:
- Gunning Fog Index (ferramenta online)
Experimente o Hemingway Editor. É fácil de usar e dá dicas úteis sobre como melhorar a legibilidade de sua escrita.
- Cole seu conteúdo na página
- Clique “editar” para ver os resultados
Saiba mais nessa apostila: Apostila do curso Linguagem Simples para o setor público.