Para participar de uma comunicação online com confiança, estratégias especiais precisam ser adotadas para a eficácia da comunicação e para evitar más interpretações, conflitos e repercussões
Netqueta
Para participar de uma comunicação online com confiança, estratégias especiais precisam ser adotadas para a eficácia da comunicação e para evitar más interpretações, conflitos e repercussões
Netqueta
Segundo a CAPES, “NETQUETA é um neologismo da junção dos termos “Net”(Internet) e “queta” (etiqueta), sendo assim a Etiqueta para Internet. É um termo popular para se referir as boas práticas de convívio social em ambientes virtuais”. ¹
A FGV desenvolveu um vídeo com recomendações para interações online apropriadas:
Orientações para todas as comunicações online
Seja claro e conciso
Todas as suas comunicações online deveriam ser tão curtas quanto possível, e ainda ser capaz de passar claramente a sua mensagem. Se você demorar muito para chegar ao ponto, você estará desperdiçando o tempo dos outros e arriscando perder a atenção deles. Mantenha a sua linguagem simples. Ninguém vai reclamar que sua mensagem foi muito fácil de se entender.
Confira e reconfira
Antes de enviar um e-mail ou publicar um comentário, verifique se você:
- Digitou as palavras que você realmente queria. Todos nós já ouvimos as histórias de terror sobre o corretor automático mudando palavras digitadas para outras palavras.
- Selecionou o destinatário correto. Seu palestrante provavelmente não quer saber sobre a festa que você foi no fim de semana.
Emoji, emoticons e acrônimos – isso é complicado!
Ambientes profissionais ou acadêmicos
É melhor evitar usar emoji, emoticons e acrônimos numa comunicação formal. Pode te fazer parecer menos competente ¯\_(ツ)_/¯ Porém, se você descobrir que seu chefe ou palestrante usa emoticons e acrônimos, então você também pode usar.
Comunicando-se com colegas em discussões online
Emoji ou emoticons podem ser usados para transmitir significados. Inclua-os em sua comunicação com os colegas se você acha que tornará mais clara a sua intenção.
Lembre-se:
- Não use demais os emoji, emoticons e acrônimos.
- Ex: 🚗 ou ⛵ ou 🚄 vai para 🏢❔… tudo bem usar com amigos, mas para outras pessoas pode ser confuso.
- O software utilizado tem suporte para emoji. Caso seus colegas não tenham o mesmo software que você, eles podem ver um espaço vazio ou alguma coisa diferente.
- Evite usar os emoji e emoticons de modo passivo-agressivo.
- Ex: “Você precisa fazer o João terminar a seção dele. Afinal de contas, você é o líder da equipe :)” O smiley não faz essa afirmação ser menos rude. Seria melhor dizer – “Eu preciso muito que o João termine a seção deles antes de eu fazer a minha. Se importa de pedir pra ele? :)”
Confira o Emojipedia se alguém usar um emoji que você não conhece.
Confira o Slangit para acrônimos que os outros estão usando, como pls!
Dicas para diferentes tipos de comunicação
Para determinar a maneira mais apropriada de se comunicar, considere esses quatro elementos e ajuste sua linguagem, tom e modo para se adequar à situação:
- Público – com quem você está se comunicando e qual sua relação com eles? Ex: em um ambiente acadêmico ou profissional, você deve ser mais formal do que seria com seus amigos.
- Propósito – por que você está se comunicando e o que você quer conseguir através dessa comunicação?
- Contexto – Quais são as circunstâncias que envolvem essa comunicação? Ex: qual o cenário ou a situação que te levou a se comunicar?
- Mídia/formato – Qual é o método de comunicação apropriado? O público, o propósito ou o contexto podem influenciar qual será a ferramenta online mais apropriada para se utilizar.
Para facilitar a comunicação de cientistas com as mídias, mais especificamente jornalistas, a USP criou o Guia de cientista para jornalista – noções de comunicação com a mídia, de autoria das jornalistas Luiza Caires e Aline Naoe.
A falta de profissionalismo nos seus e-mails pode afetar seu sucesso na universidade e no trabalho. Esse artigo dá 7 dicas para você escrever um bom e-mail profissional.
Pense sobre os e-mails que você escreve. Você confia na sua capacidade de escrever um e-mail profissional?
Contas de e-mail
Sempre use o e-mail de sua organização ao enviar um e-mail para um membro dessa comunidade, para que esse não seja bloqueado pelo filtro de spam e para que o destinatário possa saber quem é você.
Use seu e-mail pessoal para qualquer coisa que você fizer fora da instituição, para evitar uma violação de políticas ou termos de uso da sua instituição de estudo ou trabalho. É sempre uma boa ideia manter a vida estudantil e profissional separada da vida pessoal.
Passos para e-mails acadêmicos ou profissionais
Você deve usar um estilo mais formal do que usaria com seus amigos.
A seguir, um exemplo de e-mail formal para ambientes acadêmicos:
- Comece com uma saudação. “Bom dia” é o padrão em uma correspondência formal.
- Dirija-se ao destinatário pelo título apropriado (ex: Professor, Dr), a não ser que você seja convidado a dirigir-se a ele pelo nome. Caso você não saiba o título dele, use o nome completo. Ex: Bom dia, Luciana Sousa.
- Evite usar “a quem possa interessar”. Pode parecer formal demais ou que você não se importou em pesquisar a pessoa certa.
- Descubra o nome da pessoa, se você puder. Senão, use o nome do departamento ou serviço. Ex: Bom dia, Biblioteca FEAUSP.
- Escreva algo significativo na caixa de assunto. Inclua o código da disciplina, caso seja uma pergunta relacionada a uma disciplina.
- Vá direto ao ponto. Escreva primeiro as informações ou pedidos mais importantes, e então coloque as explicações ou os detalhes.
- Não esqueça de incluir informações pertinentes a sua solicitação, a fim de evitar a necessidade de reenvio de emails
- Termine o e-mail com uma assinatura padrão. “Sinceramente” ou “Obrigado” são apropriados.
- Inclua na assinatura o seu nome, número USP e o contato. Não coloque nenhuma informação pessoal. Apenas informações que tornam mais fácil o destinatário te identificar e conseguir te contatar.
- Verifique por erros de digitação e se você anexou o arquivo correto.
- Adicione o e-mail do destinatário só antes de enviar, para que você não envie acidentalmente antes de terminar.
- Envie!
Usando o responder todos, Para, CC, Bcc e Encaminhar
Seja cuidadoso quando for selecionar um campo ao enviar e-mail ou ao responder e-mails. Use:
- Para – àqueles que precisam tomar uma atitude ou são diretamente afetados pela mensagem
- Responder – apenas se o remetente precisar saber da informação ou caso sua mensagem possua informações importantes ou pessoais.
- Responder todos – só quando todos os destinatários precisam saber a informação da sua mensagem
- CC (Carbon copy) – se você acha que alguém precisa ver a informação, mas não precisa tomar uma atitude direta.
- BCC (Blind Carbon Copy) – para enviar um e-mail para uma lista de pessoas que precisam da mesma informação, mas que não devem ter seus endereços de e-mail revelados para todos da lista. Os destinatários nos campos “Para” e “CC” não verão o campo “BCC”.
- Encaminhar – só se você tiver permissão do remetente, caso o e-mail tenha sido originalmente enviado só para você. Lembre-se de que outras pessoas podem encaminhar o seu e-mail. Não escreva nada que você não queira que se torne público.
Discussões online e fóruns
Um fórum é uma ferramenta em que pessoas publicam questões ou discutem alguns assuntos, onde cada qual é referido como “tópico”. Normalmente é necessário ser convidado ou fazer um pedido para juntar-se. O fórum pode ser monitorado por um administrador ou por um moderador. Geralmente há regras sobre os conteúdos e comportamentos aceitáveis.
Discussões online são um ótimo jeito de desenvolver sua compreensão de um assunto e de aprender com outras pessoas. É possível que você faça parte de discussões em seus cursos. Discussões geralmente acontecem em um período de tempo, para que você possa refletir e contribuir quando se sentir pronto.
Dicas para discussões online:
- Geralmente é tranquilo usar uma linguagem menos formal, já que você estará se comunicando com colegas.
- Se apresente, caso seja a primeira vez que você publica, mas de forma curta.
- Confira as publicações prévias para ver se sua questão já foi perguntada ou para ver como está a discussão. Isso te ajudará a construir sua confiança conforme você vê os tipos de comentários que os outros estão fazendo.
- Contribua com algo relacionado às publicações anteriores ou com algo novo sobre o assunto.
- Mantenha-se no assunto e não publique comentários irrelevantes.
- Inclua questões abertas em suas publicações para encorajar outros a responderem ou fornecerem feedback.
- Referencie as fontes caso não seja uma ideia original sua.
- Você pode discordar do comentário de outra pessoa, mas seja cuidadoso com a forma que você faz isso. Afirme “Eu discordo porquê…” e forneça uma razão para tal.
- Nunca diga algo online se você não o diria pessoalmente.
Você também pode se juntar a outras comunidades de aprendizagem online em seu campo ou área de interesse:
O Reddit é um fórum popular, onde os membros publicam seus interesses e especialidades.
Você pode começar seu próprio tópico de discussão em fórum, caso não encontre um que te interesse.
Redes sociais
Atualmente os estudantes escrevem mais do que eles jamais escreveram em toda a história mundial, e isso se deve às redes sociais. As publicações que você faz para as redes sociais podem atrair um público amplo maior do que qualquer outra forma de comunicação online. Você pode desenvolver sua reputação nas redes sociais como alguém entendedor de sua área de interesse. É importante interagir apropriadamente e seguir as orientações de etiqueta online.
Veja como as redes sociais podem aumentar sua empregabilidade.
Chat
No chat online, as mensagens são enviadas e recebidas imediatamente. Você pode se sentir pressionado a responder rapidamente e a não tirar um tempo para pensar antes de publicar. Se você estiver preocupado por não entender uma terminologia, abra um dicionário online em outra aba. Você pode acessá-lo rapidamente se precisar.
Frequentemente o chat é usado pelas empresas e serviços para fornecer ajuda. Antes de começar o chat, prepare-se juntando todas as informações que você pensa que irá ajudar o fornecedor de serviços a responder seus problemas ou encaminhar suas necessidades.
Citações
¹BIANCHI, B. e NOGUEIRA, T. O que é Netqueta: Como conviver em ambientes virtuais. EduCAPES, Brasília. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/206046/2/O%20que%20%C3%A9%20Netqueta_educapes.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2022.