Metadados são sobre dados. Os metadados incorporam vários detalhes sobre arquivos, que descrevem os dados e melhoram sua possibilidade de ser descoberto. Na Austrália, há um esquema de retenção de dados de telecomunicações, que indica quais metadados as companhias de telecomunicação devem manter e por quanto tempo. Quando esse esquema foi introduzido, o ex-Primeiro-Ministro Tony Abbott descreveu os metadados como “não são o conteúdo da carta, mas aquilo que está no envelope”.
Os metadados fornecem a informação descritiva, estrutural e administrativa, necessária para acessar e utilizar eficientemente objetos de informação digital (STEVENS, 2015).
Exemplos de metadados
Documentos
Ao examinar documentos, nós usamos metadados para determinar quem criou esses documentos e quando foram criados. Por exemplo, nós podemos examinar os metadados de um documento para ver informações como:
- Quando foi criado;
- Quando foi modificado;
- A quem pertence o documento;
- Quem criou o documento.
Você pode examinar os metadados de imagens para ver quando uma foto foi tirada, qual dispositivo foi utilizado para tirar a foto e, se o dispositivo estivesse com o GPS ligado, onde a foto foi tirada. Abaixo está a foto de uma ave próxima a um lago. Com o formato cru do arquivo da imagem, nós podemos inspecionar os metadados, ao abrir as propriedades do arquivo e encontrar exatamente onde exatamente a foto foi tirada. Os metadados da imagem fornecem a longitude e a latitude, as quais você pode pesquisar usando o Google Maps. Para mais informações sobre como usar coordenadas no Google Maps, veja sua página de ajuda.
Redes sociais
Nas publicações em redes sociais, o uso de uma hashtag está atuando essencialmente como metadados de uma publicação. Adicionar a hashtag (#FEA) no seu tweet, Instagram ou em outras publicações cria um tópico ou uma tag para aquela publicação, para que alguém pesquisando por “FEA” naquela plataforma encontre sua publicação com maior facilidade. Para mais informações, veja o módulo Redes Sociais.
Descoberta de dados
Os metadados são úteis para armazenamento de dados, já que melhoram as possibilidades de descoberta dos dados. Isso pode te ajudar a evitar situações em que você não tem certeza de qual arquivo contém a informação que você está procurando. O jeito mais rápido e fácil de começar a utilizar metadados é com uma estratégia melhor para nomear arquivos.
Metadados e privacidade
No Brasil, a manutenção de retenção de dados e os limites disto foram introduzidos em 23 de abril de 2014 mediante Lei n° 12.965 nos artigos 13 e 15 constam os dispositivos que normatizam as obrigações de reter dados e os limites dessa retenção.
O Google Maps possui uma função chamada “Linha do Tempo”, que mostrará a você todas as localizações em que você esteve no passado. Ela só mostra as informações se você usa os serviços de localização e o Google Maps. Verifique e veja o quanto o Google sabe sobre seu paradeiro.