Inteligência Artificial Estreita (ANI) X Inteligência Artificial Geral (AGI) X Superinteligência Artificial (ASI)
ANI
A ANI é programada para realizar uma única tarefa. A IA é atualmente disponível no mercado para consumidores, como a assistente Siri da Apple e o Google Tradutor. A ANI é capaz de completar tarefas repetitivas simples muito mais rápido do que os seres humanos, como conferir a previsão de tempo, fazer buscas na web ou analisar dados puros.

AGI
Apesar das máquinas serem capazes de processar dados mais rapidamente, nós temos habilidades de criar estratégias e vasculhar memórias para planejar decisões baseadas em emoções. Espera-se da AGI ser capaz de raciocinar, resolver problemas, julgar, planejar, aprender e usar conhecimentos prévios ao tomar decisões. Por mais que a AGI vá ser autoconsciente, não terá emoções.

ASI
A ASI possui hipoteticamente inteligência que ultrapassa em muito a dos humanos. No momento isso é puramente teórico, mas há debates em curso sobre a possibilidade de esse nível de IA ser alcançado.
Pesquisa de IA na USP
A Universidade de São Paulo possui várias frentes de pesquisa em inteligência artificial. São alguns exemplos:
- O C4AI (Centro de Inteligência Artificial), sediado no InovaUSP, apoiados pela FAPESP e IBM.
- O C²D (Centro de Ciência de Dados), da Escola Politécnica da USP, realiza eventos científicos abertos à comunidade e possui diversas linhas de pesquisa.