O que é acessibilidade?

O que é acessibilidade?

Dê uma olhada nessa captura de tela de uma página chamada arngren.net. O que você vê?

Captura de tela da página arngren.net. Retirado em 12 de setembro de 2018.

O conteúdo dessa imagem é difícil de ler, navegar, e praticamente impossível de usar. Nele, quase tudo está embaralhado. Esses sites são nomeados como “inacessíveis”.

Você já deve ter ouvido o uso do termo “acessibilidade” como referência ao acesso aos prédios do campus, na USP. No contexto online, o termo “acessibilidade” refere-se à criação de conteúdo que esteja igualmente disponível a todos os usuários. Isso significa que a informação de um website deve ser acessível a todas as pessoas, independentemente de seu nível de educação, velocidade da internet ou qualquer outra dificuldade que elas possam ter.

Assim, o ato breve de pedir para “dar uma olhada” em uma imagem, pode ser um exemplo de desconsideração à acessibilidade, pois exclui pessoas com deficiências visuais. Quando websites usam imagens, eles devem incluir um texto alternativo, ou descrições de imagens legíveis por um software auxiliar escrito no código do site.

Por que ser acessível?

A acessibilidade beneficia a todos. Não é apenas uma questão de alterar o que já existente em benefício de um grupo específico de pessoas; é sobre mudar como fazemos as coisas em um nível estrutural, para remover barreiras que podem afetar a qualquer um. Criar sites acessíveis torna seu uso mais fácil para todos. Para saber mais, veja:

Perspectivas para a acessibilidade em rede: design e layout límpidos (YouTube, 1m05s)

O vídeo acima mostra como um design ruim afeta a todos. São necessárias poucas mudanças para tornar um conteúdo mais acessível. Assista a essa versão alternativa do vídeo sobre design e layout límpidos e perceba as diferenças entre as duas versões. Qual é mais acessível?

Outro vídeo importante de ser visto é o:

Perspectivas para a acessibilidade em rede: design e layout límpidos – Versão com o áudio descrito (YouTube, 1m53s)

 

Esse vídeo é um exemplo de audiodescrição, forma especializada de tornar o conteúdo visual acessível às pessoas com deficiências visuais, através da narração de aspectos de um vídeo ou imagem. Isso é fundamental para pessoas com deficiências visuais, e além disso, se você estiver assistindo algo em segundo plano, enquanto faz outra coisa no computador, ter a audiodescrição ligada pode significar não perder momentos importantes, e ganhar tempo. Algumas plataformas de vídeo online fornecem audiodescrição, como a Netflix e a Amazon Prime Video, porém são serviços de assinatura paga, então não estão disponíveis a todos.

Há muitos outros exemplos de tecnologias e aspectos que podem ser úteis para grupos particulares de pessoas, como leitores de tela, rastreamento ocular, e interruptores de aspirar e soprar. As diferentes funções de acessibilidade têm muitos usos possíveis, e várias pessoas descobrem que se beneficiam deles de diversas maneiras. Um dos usos mais comuns é como hacks de estudo – métodos que nos ajudam a estudar e trabalhar de modo mais confortável e conveniente. Desse modo, muitas funções de acessibilidade foram vendidas como ferramentas de produtividade, por serem muito eficientes no auxílio do cumprimento de tarefas.

Saiba mais:

Guia de acessibilidade web – UNESP.

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)