Acessibilidade na web

Acessibilidade na web

Todos os usuários deveriam ter acesso igualitário ao seu conteúdo, independentemente da situação deles. Seu conteúdo é acessível se todos os usuários puderem acessá-lo, usá-lo e entendê-lo.

Usuários online podem ter deficiências visuais, auditivas, motoras, cognitivas, entre outras. É necessário que seu conteúdo na web seja acessível. Todos, sem depender de suas capacidades, se beneficiam por conteúdos acessíveis e bem estruturados.

 

Técnicas para produção de conteúdo acessível

As técnicas dessa seção se baseiam em técnicas que já recomendamos em seções anteriores, incluindo o uso de:

  • Títulos;
  • Links descritivos;
  • Linguagem simples.

 

Linguagem usada para instruções

Direções ou instruções não devem depender de cores, localização da tela ou outras sugestões visuais. Caso um usuário não veja a tela, eles não podem seguir as instruções. Eles podem ser cegos ou ter a visão debilitada e usarem tecnologia assistiva, como leitores de tela (em inglês), para ouvir o conteúdo da web.

Não escreva:

  • Clique no botão verde para enviar
  • Clique no link do canto superior direito para enviar.

Ao invés disso, escreva “Clique enviar”. Então certifique-se de adicionar a etiqueta “enviar” ao botão enviar ou ao link no canto superior direito.

 

Texto

Quando estiver adicionando um texto em uma página da web use:

  • Uma fonte padrão, em tamanho adequado, que seja fácil de ler
  • Evite escrever frases ou sentenças TOTALMENTE EM LETRAS MAIÚSCULAS. Elas são mais difíceis de ler. Prefira usar negrito ou itálico para dar ênfase.
  • Contraste suficiente entre o texto o fundo.
  • Identifique boas práticas de contraste.

 

Imagens

Escreva um texto alternativo informativo (alt text) para qualquer imagem que não seja apenas decorativa. Todos os usuários devem ter acesso equitativo à informação contida nas imagens. Caso a informação não esteja no texto em volta, ele deve estar no texto alternativo.

O texto alternativo deve ser tão simples e curto quanto possível. O texto alternativo não fica visível na página, mas pode ser lido por leitores de tela ou visualizado por ferramentas do navegador. A maioria das plataformas de criação de sites devem ter um campo de texto alternativo para imagens. 

Não ponha instruções em texto numa imagem. Caso não dê para evitar que a imagem tenha instruções ou conteúdo complexos, você deve fornecer uma descrição estendida. Você pode adicionar um link em sua descrição estendida.

 

Tamanho da imagem

Deixe o tamanho dos arquivos das imagens o menor possível, para diminuir o tempo de download. Ferramentas para reduzir o tamanho das imagens:

  • TinyPNG – ferramenta online de compressão de imagens
  • GIMP – aplicação de desktop gratuita e de código aberto para edição de imagens.

 

Tabelas

Use tabelas para apresentar dados que precisam estar num formato tabular, mas não as use apenas para controlar o layout da sua página. Adicione títulos de colunas e linhas e um sumário. Os usuários com visão podem compreender as tabelas, mas usuários de leitores de tela precisam da marcação HTML correta para entender os dados. Veja Criando tabelas acessíveis (em inglês) para descobrir por que a marcação HTML é tão importante.

 

Vídeo e áudio

O vídeo usado em seu conteúdo deve ter legendas e uma transcrição. O áudio do vídeo deve descrever completamente o conteúdo visual. Caso não, uma descrição em áudio será necessária. Descrições em áudio dão informações sobre o conteúdo visual. Descubra mais sobre o uso de legendas, transcrições e descrições em áudio (em inglês).

Se você fizer um vídeo, planeje seu roteiro para que possa explicar na íntegra qualquer conteúdo visual. O YouTube fornece legendas e transcrições para vídeos com áudios de fala. O módulo “Tipos de atribuições” tem dicas para a criação de vídeos. Não se esqueça de que conteúdos apenas auditivos, como podcasts, devem ter uma transcrição.

 

PDF e outros documentos

Assegure-se de que qualquer documento que você anexe esteja acessível. O formato PDF pode ser difícil de ser utilizado se não for criado para ser acessível.

Saiba mais:

 

 

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)