Faça o conteúdo ser encontrado

Seu público precisa conseguir encontrar seu conteúdo. Você quer que sua página apareça o mais alto possível nos resultados de pesquisa, quando usuários pesquisarem por seu tópico. Existem estratégias que você pode usar para melhorar a encontrabilidade de seu conteúdo.

Otimização do mecanismo de busca (SEO: Search Engine Optimisation)

Mecanismos de buscas, como o Google ou o Bing, usam algoritmos complexos para determinar quais resultados dar quando os usuários pesquisam. O que chamamos de SEO são várias táticas que você pode usar para melhorar o ranking das suas páginas nos resultados das pesquisas.

Os passos esboçados nas seções anteriores para estruturar seu conteúdo e torná-lo sondável e acessível ajudarão a melhorar o ranking nos mecanismos de buscas. Outras estratégias são:

Palavras-chave

Escolha palavras-chave e frases que seu público usa. Para seu conteúdo aparecer nos resultados das pesquisas, as palavras usadas precisam corresponder aos termos que eles usam.

Faça uma pesquisa sobre seu tópico num mecanismo de busca. Tente diferentes sinônimos dos seus termos para ver quais resultados você consegue. Existem palavras nos resultados que podem ser mais comuns ou populares?

Procure pelas palavras-chave no Google Trends. Ele irá mostrar tópicos relacionados e consultas em diferentes lugares ao redor do mundo, e te dar ideias para quais palavras-chave usar em seu próprio conteúdo.

Metadados

A maioria dos mecanismos de busca usam os metadados da sua página, como o título e a descrição da página, para descrever seu conteúdo nos resultados. É essencial ter palavras e frases-chaves no título e na descrição da página para que seu público possa ver imediatamente, na lista de resultados da busca, que seu conteúdo é relevante.

Títulos da página

A maioria das plataformas de criação de websites possuem um campo “Título” para se colocar o título da sua página ou te solicitam fazer do título o Cabeçalho 1. Caso você esteja usando HTML para criar seu conteúdo, você deve usar o HTML <title> elemento para o título da sua página. A próxima seção tem mais informações sobre o uso de HTML.

Descrições das páginas

Procure por um campo “Sumário” ou uma opção “meta tag” para adicionar a descrição da página. Resuma brevemente o conteúdo da sua página em algumas frases. Tenha certeza de incluir palavras e frases-chaves.

Também inclua palavras e frases-chave no: