Planeje a estrutura

Planeje a estrutura

Coloque as informações mais importantes primeiro e torne mais fácil a sondagem dos pontos principais. Ou seja, estruture a sua escrita para que seu público possa entender rapidamente o propósito de seu conteúdo.

 

Prepare um esboço:

  1. Liste todo o conteúdo que você deseja cobrir;
  2. Agrupe conteúdos relacionados;
  3. Coloque o conteúdo numa ordem lógica;
  4. Coloque o conteúdo mais importante no começo.

 

Enfatize informações importantes

Use uma técnica de pirâmide invertida:

  • Use títulos e subtítulos para dividir seu conteúdo em porções menores e mais fáceis de sondar;
  • Coloque a mensagem-chave no primeiro parágrafo;
  • Cubra o conteúdo essencial primeiro e depois coloque as informações adicionais;
  • Comece as sentenças com palavras-chave.

 

Títulos e subtítulos úteis

Utilize os estilos de cabeçalhos na ordem correta. Os títulos devem ser concisos e descrever precisamente a página, seção ou parágrafo. Além disso, não pule os níveis dos cabeçalhos, pois isso irá afetar a acessibilidade do seu conteúdo. Leia mais sobre acessibilidade na web.

 

Parágrafos

Os parágrafos devem ser curtos e cobrir um único tópico a fim de manter o interesse do leitor.

 

Listas

Listas são fáceis de sondar e geralmente exigem menos palavras. Use:

  • Listas numeradas para passos;
  • Listas com marcadores para séries importantes de informações ou itens.

Tente não repetir palavras no começo de cada item da lista. Isso torna mais difícil sondar a lista. Pense nesse exemplo:

 

Formato não indicado

Na praia:

  • Você deve nadar entre as bandeiras
  • Você deve usar protetor solar
  • Você deve usar um boné
  • Não se esqueça de beber água

 

Formato indicado

Na praia você deve:

  • Nadar entre as bandeiras
  • Usar protetor solar
  • Usar um boné
  • Lembrar-se de beber água

 

Enfatize palavras importantes

Escreva as palavras e frases chave em negrito, mas não use demais, já que isso torna mais difícil de ler. Além disso, você deve escrever qualquer citação em itálico.

 

Links

Use links descritivos. O “Clique aqui”, por exemplo, não é um link descritivo. Deixe seu usuário saber o que irá acontecer quando eles clicarem no link, para que eles entendam por que vale a pena clicar. 

Se você direcionar o link para um vídeo, PDF, documento ou outro formato, descreva o que está no texto do link. Também é bom indicar a duração do vídeo ou o tamanho do arquivo. Para saber mais, veja o vídeo a seguir:

Por que separar o conteúdo é importante (YouTube, 2m10s)

Mantenha a geralmente aceita e padronizada fonte azul que os usuários esperam para links não acessados. Não faça seu público se esforçar muito para encontrar o link.

 

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)