Publique o conteúdo na web

Há muitos jeitos de publicar seu conteúdo na web. Você pode construir seu próprio site, criar uma página na intranet do seu local de trabalho ou escrever um blog. A seguir há informações sobre plataformas para criar websites e dicas de como escrever para a web nas universidades com recursos online:

A maioria das plataformas de criação de sites, como o WordPress.com ou o Google Sites, estão configurados para que você não precise entender de HTML, CSS ou dominar outras linguagens de desenvolvimento de sites. Você escreve seu conteúdo em um rico editor de texto e escolhe opções para adicionar links, imagens, tabelas e outros elementos.

A página Sites, blogs e wikis apresenta plataformas que você pode usar para criar suas próprias páginas, incluindo guias e tutoriais.

Editores de texto

É uma boa ideia escrever ou copiar seu conteúdo em um editor de texto, como o Notepad no Windows, ou o TextEdit no Mac. Isso te permite colar o texto simples desses apps numa plataforma de criação de sites ou em código HTML. Se você tiver tentado colar de um processador de palavras, como o Microsoft Word, pode haver porções de código de formatação que são levados junto, e que podem causar problemas.

Seu próprio site

Você precisa armazenar seus arquivos, imagens, vídeos e qualquer outro conteúdo na internet para que eles sejam acessados por outros usuários. Você precisará usar um serviço de hospedagem. Construtores de sites, como o Google Sites ou WordPress, possuem planos de hospedagem gratuitos e pagos. O serviço normalmente coloca publicidade em sites gratuitos.

Se você criar seu conteúdo sem usar um construtor de sites, você precisará encontrar um serviço de hospedagem. Esses serviços normalmente exigem pagamento, geralmente na forma de assinatura. Encontre um serviço de hospedagem:

Nomes de domínio

O nome de domínio é o endereço online legível por seres humanos para a página principal do seu site. Se você usar um construtor de sites, geralmente eles fornecerão o endereço ou a URL para usar na sua página. Se você quiser criar seu próprio nome de domínio, confira se está disponível, se é aceitável e registre com um registrador credenciado. Descubra mais sobre sobre o Sistema de Nomes de Domínio no módulo Fundamentos da Internet.