Seu público

É importante considerar o modo como as pessoas leem online quando você estiver escrevendo para páginas da web, blogs e outras plataformas online. Quando você criar conteúdo online, use técnicas para facilitar o encontro, leitura e entendimento de suas informações para seu público, pois os usuários vão permanecer na sua página caso ela mostre claramente os pontos principais, seja concisa, bem-estruturada e relevante para os interesses da pessoa.

 

Comportamento do usuário online

Pense a respeito de como você lê uma página da web, em comparação com a leitura de um livro impresso. Por acaso, você:

  • Explora rapidamente para encontrar o que você está mais interessado?
  • Acha difícil se manter focado no texto inteiro?

O texto a seguir, Leitura na era digital – “O cérebro no mundo digital” | Blog da Contexto, discute as razões do porquê ler online pode ser mais difícil do que ler um texto impresso.

 

Scanning

As pessoas tendem a sondar o texto online, ao invés de lerem cuidadosamente cada palavra dele. A pesquisa de rastreamento ocular mostra que usuários online frequentemente sondam as primeiras sentenças do topo, depois ao lado, para decidirem se o conteúdo é útil. Também se observa que elas deixam a página rapidamente se nela tiver muitas palavras, ou caso seja muito difícil encontrar os pontos importantes. Entretanto, se você usar títulos e subtítulos descritivos, isso permitirá aos usuários usarem um padrão de sondagem mais eficiente para encontrar as informações que eles precisam.

 

Entenda seu público

Há muitos motivos diferentes para as pessoas escreverem para a web. Por exemplo, para explicar algo, para demonstrar conhecimento ou compartilhar um interesse. Independente do tópico, você precisa entender seu público. Considere:

  • Para que eles iriam até sua página – para conseguir respostas rápidas ou aprender sobre um tópico?
  • O que eles precisam saber – quais são os pontos importantes? Eles precisam de um pano de fundo e detalhes?
  • O que eles já sabem – não repita informações que seu público já conhece
  • Qual vocabulário eles usam – use a mesma terminologia, para que seu público encontre seu conteúdo quando eles fizerem uma pesquisa.

Lembre-se de que seu público não ficará por muito tempo em sua página caso não encontre rapidamente algo útil ou interessante.

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)