Análise e amostragem de dados

A análise de dados é o processo de exame dos dados para encontrar respostas para as questões. Há muitos jeitos de analisar e mostrar dados. Esse módulo dará um panorama de alguns métodos e ferramentas comuns de análise. Esses dados podem ser lidos e organizados manualmente por você ou processados por algum software.

Tenha uma visão geral de seus dados

1. Identifique os dados que foram coletados, de forma a ter uma ideia geral da informação com a qual vai trabalhar;
  2. Transcreva qualquer conteúdo de áudio para que fique pronto para ser organizado;
  3. Pense em como revelar padrões ou significado dos dados;
  4. Organize os dados qualitativos para que possa fazer análises.

Análise descritiva de dados

Já a análise descritiva fornece um sumário dos dados que foram reunidos. Para dados quantitativos isso envolve apresentar visualmente os dados em tabelas e gráficos, e medir valores como a média. Dados qualitativos são interpretados agrupando-os em categorias ou compilando e compilar é o processo de organizar e ordenar seus dados.

Você pode usar um método ou uma mistura de métodos para fazer sua análise. Os métodos incluem:

• Classificação – ordenar os dados em tipos diferentes de coisas;
  • Análise estatística – para dados qualitativos isso poderia ser a contagem de diferentes elementos, como palavras-chave e frases, para encontrar com que frequência algo aconteceu ou é mencionado;
  • Análise temática – procurar por temas recorrentes nos dados.

Análise temática de dados qualitativos

Procurar por padrões ou temas em seus dados pode ser útil para ajudar a responder a questão original ou pode levar a novas questões. A compilação descritiva é uma técnica útil para análise temática. A compilação pode ser feita manualmente ou por softwares que analisam dados, porém têm custo.

Análise estatística de dados quantitativos

Métodos de análise estatística podem variar de simples para complexo. Métodos simples incluem:

• Variação – a diferença entre o valor mais alto e o mais baixo;
  • Mínimo – o valor mais baixo;
  • Máximo – o valor mais alto;
  • Frequência – o número de vezes que o um certo valor aparece;
  • Média – o total dos valores divido pelo número de valores;
  • Mediana – o valor médio de quaisquer dados após serem ordenados;
  • Moda – a ocorrência mais frequente de um valor.

Veja como usar funções do Microsoft Excel para analisar dados, incluindo organização, filtro, gráficos e tabelas dinâmicas. Isso inclui tutoriais passo-a-passo sobre diferentes funções.

Análise inferencial de dados

A análise inferencial usa as informações dos dados para fazer julgamentos sobre algum tópico ou questão. Por exemplo, os resultados de um pequeno grupo podem ser usados para inferir algo a respeito de um grupo maior, ou os resultados podem ser usados para predizer o que pode acontecer. A análise inferencial de dados qualitativos geralmente precisa de métodos estatísticos mais avançados. Assista a esse vídeo (em inglês) para entender melhor:

Escolhendo qual teste estatístico usar (YouTube, 9m32s)

Visualização de dados

Tabelas, gráficos, mapas e listas são utilizados para resumir e mostrar os dados. Assim que você tiver feito a sua análise, você precisará pensar no melhor jeito de apresentar seus dados. Veja dicas sobre boas visualizações.

Escolhendo um gráfico

• Chart Chooser é uma ferramenta para te ajudar a encontrar o gráfico certo para mostrar seus dados. Após você escolher o tipo de gráfico, você pode baixar um modelo do Excel ou Powerpoint e inserir seus próprios dados.
  • Chartopedia possui um guia para escolher o tipo certo de gráfico.

Mostrando os dados

Nosso guia de visualização de dados (em inglês) possui informações sobre técnicas, dicas e ferramentas para demonstrar dados.

O site Como fazer um infográfico – Sobrevivendo na Ciência (wordpress.com) possui orientações sobre comunicação de resultados com gráficos científicos.

catálogo de visualização de dados mostra diferentes tipos de visualização de informações (em inglês).

Veja a tabela periódica de métodos de visualização para meios de mostrar seus dados (em inglês).

Gráficos podem tornar os dados mais fáceis de serem entendidos, mas também podem ser usados para deturpar os dados. Leia 5 jeitos que os escritores usam gráficos para te enganar (em inglês). Verifique cuidadosamente os gráficos. O criador do gráfico pode manipular o design para se adequar imprecisamente aos seus próprios interesses.

Ferramentas para analisar e visualizar dados

Há muitas ferramentas disponíveis para analisar e visualizar os dados. Você pode querer usar uma ferramenta na qual você já tenha experiência, como o Excel ou o Google Sheets, ou você pode querer tentar usar um software específico para a análise de dados.

Para conhecer ferramentas que auxiliam na análise de dados, acesse à pág. ferramentas de análise e planilhas. Saiba mais acessando o melhor teste estatístico para COMPARAÇÃO.