Estar online

Um dos aspectos mais importantes da cidadania digital é como nos comportamos online. O comportamento apropriado é chamado de etiqueta digital ou netiqueta. Como o tópico é extenso, nesse módulo olharemos para alguns dos aspectos iniciais da cidadania digital.

Os pesquisadores costumavam pensar que a comunicação online e offline fossem tipos distintos, e que nós poderíamos nos comportar online de modo diferente de como nos comportamos offline. Porém, pesquisas sociológicas sugeriram que nossos comportamentos comunicacionais não variam num ambiente digital ou não digital. Pelo contrário, nós variamos nossos comportamentos segundo as normas da situação com a qual estamos interagindo, essas normas sendo o que entendemos como as expectativas de nossa comunidade, compartilhadas, e relacionadas a uma situação, baseado no que se é comumente feito naquela situação. Por exemplo, não é correto, ou seja, não faz parte da norma, usar um emoji em um artigo acadêmico, mas isso pode ser aceito ao se escrever uma mensagem no celular para um amigo.

Considere as normas de comunicação que se aplicam quando você estiver usando um aplicativo de mensagem instantânea, escrevendo um e-mail para um acadêmico, ou enviando um cartão para um membro da família.

Fica o questionamento: como você se comportaria nessas diferentes situações? Para mais informações sobre comunicação online veja nossos módulos sobre comunicar-se e colaborar online.

Seu rastro digital

Você deve ter ouvido a expressão ‘rastro digital’ antes, mas você sabe o que isso significa? Assista a essa curta introdução da Microsoft Brasil para descobrir mais:

Gerenciando seu Rastro Digital (Youtube, 3m13s)

Algo importante a ser lembrado sobre seu rastro digital é que ele geralmente fica lá para sempre, mesmo que você o tenha deletado. Há inúmeros exemplos de celebridades que apagaram tweets mal assessorados após o repúdio, apenas para encontrar screenshots dos mesmos circulando. Isso também vale para websites. O Internet Archive Wayback Machine (em inglês) contêm snapshots de uma grande variedade de sites desde 1990 até o presente, para que você possa ver como os sites foram mudando. O melhor é assumir que tudo o que você posta online vai permanecer público. Uma boa regra de ouro é perguntar a si mesmo se você ficaria feliz com algum futuro empregador ou a membros de sua família vendo aquilo que você publicou.

Trolls e cyberbullying

Às vezes, encontramos pessoas na internet que não têm boas intenções, e usam do anonimato permitido, inclusive em redes sociais, para fazer comentários ameaçadores ou dolosos. Essas pessoas geralmente são denominadas de trolls. Nós podemos associar o cyberbullying como algo geralmente direcionado a alunos (as/es) do Ensino Médio, mas o problema pode afetar pessoas de todas as idades. A trollagem pode ser resultado de falta de etiqueta digital, ou falta de noção básica de convívio social – pessoas pensando que por estar online, o que dizem não irá ferir ninguém, ou que suas interações são de certa forma menos reais. 

Enquanto alguns trolls podem não ter a intenção de que suas palavras ou ações machuquem, isso não significa que a trollagem e o cyberbullying não causem danos. Pesquisas sugerem que o anonimato favorecido pela internet leva algumas pessoas a perder seu senso de autopercepção e a publicar coisas online que eles talvez não expressassem publicamente, offline.

Ademais, há, ainda, outros motivos para trollar. Alguns trolls podem estar deliberadamente ignorando as normas da plataforma em que estão para gerar controvérsias, desrespeitando as comunidades online. Se alguém que você conhece estiver sofrendo assédios online, recomendamos bloquear ou denunciar os ofensores. Como cidadãos digitais, é nossa responsabilidade denunciar conteúdos ameaçadores que encontramos online, usando funções de denúncia incorporadas em plataformas como o Facebook ou o Twitter. Certas ações, como ameaças violentas, são ilegais, e podem ser denunciadas diretamente à polícia. Para mais informações sobre o que fazer caso esteja sofrendo cyberbullying, consulte o módulo comunicação e colaboração online.

Uso aceitável

O uso aceitável é um conjunto de regras acerca do que você pode ou não fazer em determinada rede. Grande parte dos serviços provedores de internet, como o YouTube, exigem que você concorde com uma Política de Uso Aceitável (AUP) ao se registrar. Ao incluir essas políticas, os provedores de serviço cumprem obrigações legais e podem estar isentos de responsabilidade, no caso de seus serviços serem mal utilizados. Há serviços online, como rede sociais, e novos sites, que usam um AUP, também chamado por outras referências nominais. O Facebook e o Google chamam os deles de “Termos de Serviço”, o ABC nomeia “Termos de Uso”, e o Spotify, “Termos e condições de uso”.

Compras

O varejo online tornou-se rapidamente um dos meios mais populares de se fazer compras. A ampla variedade de diferentes lojas e a maior disponibilidade de itens do que em lojas físicas significa que os consumidores aderiram ao consumo online como alternativa. O relatório da Ebit/Nielsen (2020) mostrou que, especialmente durante a pandemia de Covid-19, o número de compras online atingiu pico, levando 1,3 milhões de novos consumidores ao E-commerce (comércio digital).

O mercado online é um dos espaços prováveis de se encontrar uma fraude. Online ou offline, se um preço parecer bom demais para ser verdade, desconfie, provavelmente não é genuíno e você precisará investigar melhor. Nesses casos, há algumas coisas a se conferir para proteger-se de alguma experiência ruim.

Dicas para compras online mais seguras

  • Confira o ‘s’ do https:// na URL para mostrar que o site é seguro;
  • Se você estiver usando um site do qual nunca ouviu falar antes, confira avaliações em sites bem conhecidos, ou com amigos, para ver se o site é respeitável;
  • Se você não tiver certeza, não coloque suas informações pessoais;
  • Nunca coloque informações do cartão de crédito em um e-mail.
Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)