Ficar online

O acesso digital, ou ‘ficar online’, é um dos passos fundamentais para a cidadania digital e é, em parte, sobre reconhecer que o acesso à internet é um privilégio indisponível para uma grande parte da população. Nesse sentido, os objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Brasil, tendo em vista a Agenda 2030 da ONU, incluem planos de erradicação da pobreza, fome zero, e agricultura sustentável, além de educação de qualidade.

A segregação digital

Não surpreende saber que nem todas as casas no Brasil possuem acesso à internet. Por volta de 46 milhões de brasileiros não usam a internet – e isso equivale a cerca de 25% da população. Entretanto, a idade, o custo, a habilidade, e a confiança em usar tecnologias são causas dessa divisão em nossa sociedade. Reconhecer que nem todo mundo possui acesso, ou se sente apto a acessar a internet, é uma parte fundamental da cidadania digital. 

Fica, então, o questionamento: do que você sentiria falta, caso não tivesse acesso à internet?

O que você teria de mudar em suas atividades cotidianas?

A segregação digital não é apenas questão de ter ou não acesso à internet: também é sobre a qualidade de nossa conexão de internet. Conforme cresce o número de pessoas que têm acesso à internet, aumenta o uso de medidores de velocidade de download. O Índice de velocidade da internet da Speedtest Global (em inglês) mostra a diferença entre a velocidade média de downloads em diferentes países, demonstrando a desigualdade no acesso digital. Em agosto de 2020, o acesso à internet de banda-larga brasileira era mais veloz do que a marca da internet móvel, nos colocando em septuagésimo-quinto lugar no ranking mundial de internet móvel e em quinquagésimo-quarto para internet de banda-larga.

Qual o ranking da sua internet na média global?

Faça um teste de velocidade da internet no Speedtest.net para descobrir.

Acessibilidade

Algumas pessoas portadoras de deficiências estão em desvantagem ao acessarem recursos online. Pessoas com deficiências visuais, por exemplo, podem não conseguir usar o monitor de um computador tradicional para ler materiais e devem usar tecnologias adicionais, como um leitor de tela, para conseguir acessar os conteúdos. 

Desse modo, considerar as necessidades dos diversos usuários é essencial ao criar conteúdo online. É essencial que em uma sociedade, todos tenham oportunidades para acessar as mesmas informações, e que elas sejam idealmente apresentadas num formato que seja acessível a todos. Como cidadãos digitais, é nossa responsabilidade garantir que os conteúdos publicados estejam de acordo com os parâmetros de acessibilidade.

As Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG), publicadas pela primeira vez em 1999, são fundamentais para assegurar que os conteúdos sejam acessíveis a todos, independentemente de suas habilidades. Em 2018, eles estavam em sua terceira iteração, WCAG 2.1. Para mais informações sobre acessibilidade, e sobre como tornar seu conteúdo acessível, veja nosso módulo sobre acessibilidade.

Segurança

segurança digital é um aspecto-chave da cidadania digital. Enquanto estiver online, você deve estar ciente de riscos potenciais e tomar medidas para proteger sua informação e conexão. É importante pensar sobre proteger dados, como sua declaração de imposto, ou os detalhes do seu passaporte, antes de deixá-los online, porque nem sempre você pode ter certeza de quem está coletando esses detalhes e quais são suas intenções. Para mais informações sobre como se proteger de scams e malware, veja nosso módulo sobre Fundamentos da internet.

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)