Modo offline

A revolução digital tecnológica proporcionou um grande salto à frente, em todas as áreas de nossas vidas: profissional, acadêmica e pessoal. Os cientistas agora podem colaborar em projetos, sem estar no mesmo laboratório, e os computadores ajudaram a aumentar exponencialmente a velocidade da análise dos resultados. Isso ajudou a criar avanços na pesquisa em saúde, por exemplo, área fundamental hoje em dia. Além disso, indivíduos também foram beneficiados, pessoalmente, e a internet teve impactos positivos no bem-estar.

Um aspecto importante no mundo digital tem sido a crescente ênfase no uso da internet para facilitar ou melhorar nossas vidas. Um dos sinais mais visíveis disso é o aumento no uso de dispositivos inteligentes. Os monitores de atividade e relógios feitos para medir o quanto nos exercitamos, ou dormimos, estão facilmente disponíveis em diferentes lojas, e os Apps em nossos celulares também prometem resultados similares. As pesquisas sobre a efetividade desses dispositivos ainda estão inconsistentes, mas eles parecem ter chegado para ficar. Ressalta-se que os dispositivos são parte da Internet das Coisas (IoT), uma rede que conecta dispositivos antes não digitais à internet, estabelecendo comunicação. Leia essa explicação do Ministério das Comunicações sobre IoT.

Você faz parte da Internet das Coisas?

A interconectividade de nossos dispositivos com nossas vidas pessoais significa que às vezes é difícil estar desconectado. Ou estamos tão focados em nossos dispositivos que esquecemos de dar um tempo, ou usamos nossos dispositivos para nos distrairmos do trabalho ou procrastinar tarefas. Nesse contexto, muitos apps e plataformas online competem por nossa atenção, enviando notificações e recomendações, numa tentativa de atrair nossa interação.

Por sorte, há muitos aplicativos e extensões de browser que estão disponíveis para ajudar a melhorar a concentração, afastar os celulares, e incentivar a busca um tempo para nos dedicarmos a nós mesmos. A ideia do ‘detox’ digital cresceu nos últimos anos e há muitas listas disponíveis na internet, com recomendações sobre como reduzir a intrusão da internet em nossas vidas. Se você quiser usar a internet para auxiliar seu bem-estar, teste os aplicativos até encontrar um que funcione para você.

Tempo de tela

Você provavelmente já ouviu falar de muitas recomendações diferentes sobre quanto tempo gasta, olhando para telas diariamente. Num mundo cada vez mais conectado, a quantidade de tempo frente às telas continua aumentando – grande parte das pessoas utiliza um celular ou computador regularmente, por diversos motivos.

É válido lembrar que a tela azul do computador e das telas de celular está conectada com problemas de sono, e os longos períodos no computador estão conectados com tensões oculares, uma condição que poderá causar problemas na visão. Ao olhar para uma tela, nós tendemos a piscar menos, devido à nossa concentração nesta e isso também pode causar problemas oculares.

Há vários passos que você pode tomar para reduzir tensões oculares e a exposição à luz azul.

  • Faça pausas regulares em seu contato com a tela;
  • Use funções embutidas, como o Night Shift em seu iPhone ou Mac, Night Light no seu Windows ou várias outras opções no Android para mudar a cor da temperatura de cor da sua tela automaticamente;
  • Se você não tiver uma função embutida, considere baixar um programa como o f.lux, para mudar a cor de temperatura;
  • Considere conseguir um filtro de tela de luz azul físico para seu dispositivo, ou caso você use óculos, lentes de filtragem de luz azul;

Vício na internet

Muitas vezes, a quantidade de tempo gasto na internet pode ser prejudicial à saúde ou à sua vida pessoal. Algumas pessoas passam tanto tempo na internet, que se tornam viciadas, e isso pode levar a problemas sérios.

Alguns sinais de vício na internet são:

  • O aumento do tempo gasto online;
  • Sintomas de abstinência quando offline;
  • O uso da internet como um mecanismo de coping;
  • Uma matéria da TecMundo traz explicações de profissionais da saúde sobre formas reconhecidas de tratamentos para o vício.

Ergonomia

Sentar-se em frente a um laptop ou computador ou usar o celular ou tablet por longo período com uma postura incorreta, pode causar dores em suas costas, pescoço ou outras partes do corpo. Manter posições desajeitadas pode causar danos à sua qualidade de vida, então manter-se em hábitos saudáveis desde cedo é um ótimo jeito de proteger a si mesmo no futuro. Isso é particularmente mais coerente para tablets. Para te ajudar, o Programa de Saúde e Bem Estar para o Trabalhador faz algumas recomendações para a manutenção da boa postura. 

Por sorte, há algumas mudanças fáceis de fazer para melhorar a postura, e garantir o bem-estar. Para isso, o artigo Postura correta no computador recomenda algumas práticas em sua rotina para cuidados e ativação do despertar para a consciência corporal.

Backup

Uma das coisas mais incômodas ao ficar offline é quando isso acontece de surpresa, e você está no meio de um trabalho. É ainda pior se você perde acesso aos arquivos, ou perde horas, ou um dia de trabalho.

Os melhores meios de garantir que você não perca os dados é salvar frequentemente em múltiplos locais, como armazenamento online (ex. DropBox), unidades em rede, e locais, em um disco rígido, ou com um cabo USB. Para mais informações sobre como manter seus arquivos organizados e estratégias para fazer o backup, veja nosso módulo trabalhando com arquivos.

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)