O que é cidadania digital?

Conforme a publicação da revista Nova Escola, cidadania digital é o uso da tecnologia de forma responsável. É direito e dever de todos saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor.

Nessa linha de raciocínio, a cidadania digital diz respeito a como você se relaciona com o mundo digital e como ele se relaciona com você. Dessa maneira, quando falamos sobre cidadania digital, nós estamos falando sobre pessoas, não computadores.

Assim, a cidadania digital é um conjunto de orientações sobre como participar dessa comunidade, da mesma forma que você participa de sua comunidade escolar ou de nossa comunidade USP, por exemplo. Assim, se todos seguirem as mesmas orientações, nós podemos ter mais interações online positivas e produtivas.

Os elementos da cidadania digital

Há diferentes parâmetros da cidadania digital, os quais geralmente fornecem uma lista diversa de elementos que contribuem para uma pessoa se tornar um cidadão digital.

A estrutura mais conhecida em relação a este conceito é formada pelos Nove Temas da Cidadania Digital de Mike Ribble, que são esboçados na tabela abaixo. Nesse módulo, os ícones serão usados para te mostrar com quais temas as seções estarão relacionadas.

Fonte: Raising a Digital Child – Mark Ribble, Guidelines for Children on Child Online, Internet responsável.com.br, Digital Diaries (AVG Technologies), Partnership for 21st century skills Texto: Playground da Inovação Arte: Estúdio IUNI.