Comunicação online

Ser capaz de se comunicar bem online é uma habilidade digital importante e necessária, para estudar e trabalhar, por exemplo. Atualmente, é comum a utilização de ferramentas online para discutir tópicos, compartilhar informações, realizar tarefas e trabalhar em equipe, sendo necessário desenvolver habilidades para se comunicar bem em qualquer situação, e para prosperar no mundo digital.

Tipos de comunicação online

Os principais modos de comunicação online são:

  • Texto – e-mail, fóruns de discussão, mensagens, chat etc;
  • Vídeo e áudio – encontros e conferências online, compartilhamento de tela e aplicações, mundos e jogos virtuais;
  • Redes sociais – pode abranger vários tipos de mídias, como texto, imagens e vídeo.

Vantagens da comunicação online

Flexibilidade

As pessoas que se comunicam online não precisam estar no mesmo lugar e respondendo ao mesmo tempo.

Produtividade e eficiência melhorada

O tempo não é gasto esperando todos os participantes chegarem no mesmo local. As pessoas podem responder quando possível.

Desenvolvimento de habilidades

Empregadores valorizam profissionais desenvoltos em habilidades digitais, por isso comunicar-se online é um treino necessário tanto para aprender, como para compartilhar reflexões e completar projetos colaborativos. Organizar encontros, criar conteúdo em cooperação, gerenciar cargas de trabalho, resolver problemas, e interagir com respeito, tudo através do uso de tecnologias online, são habilidades cruciais para sua futura empregabilidade.

Lembre-se de há possíveis falhas de comunicação online, o que não favorece as partes envolvidas. Portanto, é necessário evitar ambiguidades para afastar mal-entendidos, que podem gerar respostas indesejadas.

Desvantagens da comunicação online

Limite de tempo ou palavras

Numa comunicação online pode haver limites de tempo ou palavras que limitam a explicação completa sobre tudo o que é desejado. Pesquisas mostram que as pessoas tendem a sondar ou pular conteúdo online, ao invés de lerem palavra por palavra do texto. Ou seja, o público pode não se concentrar o suficiente para captar a mensagem principal.

Nenhuma sugestão visual ou tonal

Em comunicações por texto, não se pode usar sua voz ou rosto para transmitir significado, e agregar sentido. A expressão facial ou linguagem corporal das pessoas podem indicar interesse ou tédio, raiva ou alegria? O tom de voz dela indica ironia ou uma afirmação séria? Mesmo em encontros por vídeo ou áudio essas sugestões ou nuances sutis podem ser perdidas se não for possível ouvir ou ver a pessoa tão bem quanto no modo presencial?

Ritmo da conversa

O fluxo normal de uma conversa pode ser distorcido em encontros de áudio, vídeo, ou comunicações por texto. Demoras nas respostas podem causar frustração e confusão. Esse artigo (em inglês) mostra como pausas e interrupções estranhas na comunicação online afetam nossas percepções do outro.

Retirar afirmações

Talvez não seja possível remover ou retirar uma afirmação que você não quisesse ter dito ou escrito de verdade. Assim que um comentário é publicado ou algo é dito em um encontro online gravado, há a chance de que ele não possa ser excluído.

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)