Problemas e conflitos online

Problemas e conflitos online

Qualquer informação online é eterna

O ideal é que o comportamento online seja condizente com o praticado na vida real. Para muitos, porém, o comportamento online deve ser melhor do que na vida real. Mas por quê? 

A razão é que talvez você nunca consiga apagar completamente algo que publicou, compartilhou, ou disse online, e pode enfrentar consequências agora ou no futuro, provenientes de sua ação. Veja o módulo cidadania digital para mais informações sobre seus “rastros digitais”.

Razões para se tomar cuidado com o que você compartilha online:

  • Mesmo que você tenha configurações de privacidade nas suas contas de redes sociais, assim que você compartilha algo, aquilo está fora de seu controle;
  • É sabido que empregadores conferem as redes sociais dos candidatos antes de tomar decisões;
  • Pode haver ramificações legais e danos a longo prazo à sua reputação, caso seus comentários sejam considerados difamatórios ou racistas.

Leia sobre situações reais:

Por que as pessoas se comportam mal online?

O anonimato das interações e a incapacidade de associar palavras digitadas online com a pessoa emissora podem levar alguns a fazer comentários rudes ou conflituosos. Pessoas que gostam de se comportar assim são chamadas de trolls. O módulo cidadania digital tem mais informações sobre trolls e cyberbulling.

Bullying

Nas comunidades de aprendizagem, é comum encontrar atitudes ou comentários insensíveis mais frequentemente do que receber ataque sistemático de trolls. Caso você seja atingido por algum tipo de bullying, é melhor não responder e bloquear a pessoa, se possível.

Procure ajuda

Notifique à pessoa responsável de sua instituição, caso seja um incidente relacionado a ela. Se for externo à instituição, reporte ao administrador do site. Uma página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) tem informações para ajudar caso você sofra assédio sexual online ou no campus.

Além disso, frequentemente há mal-entendidos. Comunicações online podem ser incorretamente interpretadas em razão da falta ou ausência de elementos visuais e verbais. A situação pode ser agravada ao despertar emoções negativas que entram em vigor e provocam reações.

Resolvendo conflitos online

Se entrar num conflito, tente esses passos para resolvê-lo:

  1. Se ficar com raiva, não mande um e-mail ou publique um comentário. Espere até ter a chance de pensar e se acalmar. Faça um amigo ou parente ler seu e-mail primeiro;
  2. Tente usar uma linguagem cautelosa, que não acuse a outra pessoa. Ex: “Tenho pensado…” ou “eu sinto que…”;
  3. Peça esclarecimento. Se achar que alguém disse algo negativo, questione a pessoa sobre o que quis dizer, mas escreva de modo cuidadoso. Ex: Não escreva “o quê?”, tente “estou um pouco confuso com sua última mensagem. O que você quis dizer com…?”;
  4. Se a resposta for rude, explique como ela te faz sentir, ao invés de ficar bravo. Ex: escreva “quando você diz que – use as palavras exatas – isso me faz sentir…”;
  5. Tente chegar em um acordo ou solução – escreva “O que você acha que precisa ser incluído naquela seção?” ou “Eu incluí aquilo porque… você tem outra ideia?”.

Não esqueça de manter sua razoabilidade, mas faça o interlocutor saber que aquilo que disse o atingiu de alguma forma. Talvez a outra pessoa perceba que é melhor trabalhar com você do que começar uma briga. Isso também se aplica a você. Tente se colocar no lugar da outra pessoa e dirija seus comentários de modo a oferecer soluções sem causar problemas, e não coloque a culpa na outra pessoa.

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)