Websites, vídeos e infográficos

Quando você apresentar alguma informação online, via websites, vídeos ou redes sociais, estará se comunicando em público. Ao aprender online, lembre-se de considerar o público, o propósito, e o contexto ao decidir qual o melhor formato a ser utilizado.

São boas práticas:

• Ser claro e conciso;
  • Conferir a dicção, a ortografia, e a gramática;
  • Fornecer evidência para suas afirmações;
  • Usar gráficos e tabelas para apresentar dados num formato fácil de ser compreendido;
  • Observar regras e direitos autorais ao incluir imagens, músicas, vídeos, que não forem de sua autoria.
Infográfico demonstrando os passos para uma boa apresentação online. Fonte:

Dicas de design

A ferramenta escolhida provavelmente terá modelos, estilos de fonte e cores que podem ser usadas para projetar uma apresentação. Se quiser aprender mais um pouco sobre os princípios de um bom design:

Formatos de apresentação

Websites

Veja algumas dicas em escrevendo para a web.

FerramentaConta gratuita disponívelGuiasDicas de design
Google SitesSimComo usar o Google SitesComo criar um site profissional no novo Google Sites (YouTube, 17m42s)
WordPressSimPrecisa de ajuda?Temas

Vídeos

Veja dicas sobre ferramentas e técnicas para usar e criar ótimos vídeos. Também visite os sites AsapSCIENCE (em inglês) e o Nerdologia. São canais populares do YouTube que usam vídeos animados para explicar tópicos científicos complicados para um público em geral.

Infográficos e ferramentas de apresentação

Os infográficos e as ferramentas são ótimos jeitos de apresentar informações e dados num formato visualmente agradável. Infográficos online podem incluir elementos interativos. Veja exemplos de infográficos:

Escolha uma ferramenta que permita enviar links para seu infográfico ou apresentação.

FerramentaConta gratuita disponívelTreinamento ou tutoriaisDicas
CanvaSimTutorial do Canva (YouTube, 16m19s)Aprenda – Blog do Canva
VenngageSimComo criar um infográfico com o Venngage (YouTube, 5m6s)Central de Ajuda do Venngage

O que é um Infográfico? Exemplos, modelos e dicas de design
Google SlidesSimComo usar Google Apresentações (YouTube, 7m16s)Introdução ao Slides
PiktochartSimTutorial – Criar Infográficos no Piktochart (YouTube, 22m26s)Blog do Piktochart

Redes sociais

As redes sociais podem ser a fonte primária de notícias para muitos brasileiros. Elas são uma poderosa ferramenta para comunicar seus dados, insights ou quaisquer informações que você queira compartilhar. Às vezes, a mídia simplifica as informações para o público geral, tornando-as imprecisas. Então tenha cuidado, para apresentar seu conteúdo adequadamente, para que se as suas publicações se tornarem “virais”, a mensagem original seja entregue corretamente. Aprenda mais no módulo redes sociais.