Criando uma rede pessoal de aprendizagem

Criar uma Rede Pessoal de Aprendizagem traz a possibilidade de realizar interações com outros usuários, a fim de colaborar e compartilhar informações, desenvolver continuamente suas habilidades e continuar competitivo no mercado de trabalho. Tudo isso pode ser realizado através das interações online entre indivíduos de interesses semelhantes.

O que é uma PLN?

Uma Rede Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Network ou PLN) é um ambiente informal de aprendizagem que usa redes sociais para conectar pessoas que possuem áreas de interesses semelhantes. Ela pode ser descrita “como uma situação onde ninguém conhece tudo, todo mundo conhece alguma coisa e o que algum membro conhece é acessível a qualquer outro membro que faça o pedido numa base ad hoc” (Jenkins, 2006)¹.

Como construir e aumentar sua Rede Pessoal de Aprendizagem

Uma ferramenta popular que pode ser utilizada para construir uma PLN é o Twitter.

• Gaste de 10 a 20 minutos por dia interagindo com seus colegas;
  • Crie uma conta no Twitter e siga seus colegas de área de interesse. Mais informações disponíveis no módulo redes sociais;
  • Siga e pertença a grupos no LinkedIn e Facebook, baseados em seus interesses profissionais;
  • Comece a seguir blogs relevantes, podcasts, e canais no YouTube para se juntar aos colegas de área, ou profissão.

Citações:

¹Jenkins, Henry. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide, New York, USA: New York University Press, 2006. https://doi.org/10.18574/9780814743683