Desenvolvimento profissional

Você sabe como melhorar sua empregabilidade e promover suas habilidades de instrução digital? Uma solução possível é fazer cursos de desenvolvimento profissional. Eles podem te ajudar a melhorar as habilidades requeridas em seu futuro emprego.

MOOCs

MOOC (Massive Open Online Courses) são cursos online abertos a qualquer pessoa na internet, sem a exigência de pré-requisitos. Geralmente são criados por intuições acadêmicas e as mais renomadas instituições de ensino superior mundiais têm mantido cursos em plataformas como Coursera e EDx. Os cursos têm temas variados: vão dos gerais aos específicos em múltiplas áreas de conhecimento.

Cursos Curtos

Há vários fornecedores de treinamento especializados em cursos de curta duração.

• Escola virtual do ENAP – Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público. São cursos gratuitos e com certificado;
  • Khan Academy oferece cursos em assuntos como matemática, ciência, programação, história e história da arte. Os cursos são oferecidos em várias línguas;
  • Future Learn – oferece uma seleção diversificada de cursos em universidades. Os cursos são oferecidos em inglês;
  • LinkedIn Learning – contém vídeos de treinamento online e tutoriais que focam em softwares e habilidades de TI, design e negócios. Os tópicos dos cursos incluem aplicações para escritório, animação 3D, engenharia de áudio, CAD, desenvolvimento de software, fotografia digital, edição de vídeo, programação em Python e web design, oferecidos em vários idiomas. O serviço é pago.

Continuidade no desenvolvimento profissional

Assim que você começa a trabalhar, torna-se necessário manter-se atualizado com as últimas pesquisas de seu campo. Muitos profissionais confiam em práticas baseadas em evidências para desenvolver novos programas e iniciativas. Para manter-se atualizado com as últimas pesquisas, você precisará de acesso às realizadas atualmente.

Quando você tiver completado qualquer desenvolvimento profissional, considere como você pode demonstrar esse conhecimento, e de quais formas isso acrescentou em sua empregabilidade. Considere adicionar quaisquer certificados ou diplomas no seu currículo profissional e Lattes, além de atualizar a sua conta LinkedIn. Tire um tempo para refletir sobre o que você aprendeu tanto dos cursos quanto em processos colaborativos feitos com colegas.Talvez você nem sempre tenha acesso ao banco de dados acadêmico, então uma alternativa para acessar essas pesquisas seria por fornecedores de Acesso Aberto. Você pode encontrar mais informações sobre Acesso Aberto no módulo de credibilidade das informações.