Agora que você obteve o consentimento, será importante usar a imagem ou o vídeo de modo condizente com as condições dadas pelo consentimento. Por exemplo, se o indivíduo, como parte do processo de consentimento, pede para ser identificado de certa maneira, você precisa se assegurar de que a legenda refletirá isso. Parece simples, mas a não observância rigorosa das sugestões do registrado poderá acarretar desentendimentos entre os envolvidos.

Não identificar imagens

Há situações em que você pode usar a imagem de um indivíduo, desde que você torne a imagem anônima ou não o identifique. Esse processo pode envolver:

  • Remover nomes e informações do local (nos metadados da imagem);
  • Apagar características distinguíveis (ex. jóias, tatuagens, marcas de nascimento);
  • Evitar fotografar o rosto de um indivíduo;

Compartilhamento insensível

Muitos compartilham imagens de modo indecoroso. Essas pessoas não estão necessariamente quebram regras legais, organizacionais ou profissionais, mas não traduzem de modo ético o indivíduo ou objeto registrado. Por isso, é sempre necessário evitar publicar imagens que podem ser interpretadas como insensíveis ou ofensivas. Um exemplo disso um aluno gravar a aula de um professor e disponibiliza para outros, sem o conhecimento e o consentimento dele.

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)