A criação de conteúdo para redes sociais exige planejamento, como qualquer outra forma de comunicação. Primeiro, você precisa identificar seu objetivo para a criação de conteúdo e para qual público ele é direcionado.
Seu público
Pense no alvo para o qual você está criando suas publicações de rede social. Considere o seguinte:
- Qual é o seu público-alvo?
- É uma publicação profissional ou de interesse geral?
Por exemplo, uma publicação de rede social para pesquisadores com interesse em neurociência será diferente de publicações direcionadas a um público que gosta de jogar World of Warcraft. Além disso, tenha certeza de que seu público usa a rede social em que você pretende publicar.
Objetivo do conteúdo
Você também deve considerar o propósito das suas publicações em redes sociais. Você está planejando compartilhar informações e notícias com seu público, ajudar os outros a aumentar seus conhecimentos e habilidades ou mostrar suas viagens pelo mundo?
Cada rede social possui seu próprio público e conteúdo. A tabela abaixo esboça os conteúdos que podem ser apropriados para cada plataforma. Se seu conteúdo não estiver alcançando seu público-alvo, você deve considerar uma mudança de plataforma.
Plataforma | Conteúdo |
Empregos, notícias e conteúdo profissional | |
Fotos, vídeos e comentários/informações gerais em seus tópicos de interesse | |
Fotos, stories e citações | |
Notícias e publicações de blogs | |
Infográficos e fotos | |
YouTube | Vídeos (divertidos e instrutivos) |
Melhore as chances de sua publicação ser vista
Um questionamento comum é o de como fazer sua publicação se destacar e ser visível para seu público. Uma dica é: você pode tentar fazer uma pergunta, em vez de uma afirmação, para motivar os leitores. Por exemplo:
- Sim/Não: eu já tive uma conta online hackeada;
- Numa escala de 1 a 10, o quanto você odeia os quero-queros?
- Preencha o espaço vazio: Eu quero _____ para o meu aniversário.
Quando as publicações atraem mais interações, elas também se tornam mais visíveis para os outros e aumentam as chances de seu conteúdo ser priorizado pelos algoritmos da rede social.
O quanto seu conteúdo está sendo priorizado pela rede social?
Todas as publicações em redes sociais são priorizadas para o indivíduo que está vendo, de acordo com os algoritmos usados para a otimização do conteúdo distribuído. Isso certifica que você verá apenas o conteúdo que prefere ler, baseado em suas interações anteriores. Um desses algoritmos é o Edgerank.
Edgerank é o nome comumente dado ao algoritmo do Facebook que decide quais publicações de seus amigos/seguidores aparecerão no seu feed de notícias. O algoritmo Edgerank usa um sistema de pontuação que é determinado por três coisas:
- A pontuação por afinidade é a medida do quanto você interage com outros usuários do Facebook;
- O peso Edge é o valor relativo que o algoritmo Edgerank atribui para cada publicação, comentário, tag, vídeo etc;
- Tempo de decaimento é a medição de um feed ou story. Conforme envelhece, este vai perdendo pontos, por conta de sua idade e relevância.
Mantendo sua rede social segura
Todo mundo pensa sobre a própria segurança. Você costuma se assegurar de que sua casa está trancada quando você sai e verifica se sua carteira ou telefone não será um alvo fácil em seu bolso ou mochila. Assim como levamos nossa segurança física a sério, nós devemos nos preocupar também com a segurança online.
A internet trouxe oportunidades de nos conectarmos aos outros, mas também trouxe ameaças como fraudes e roubos de identidade. A organização Electronic Frontier Foundation fornece vários guias e informações sobre segurança online e o módulo fundamentos da internet dá mais informações sobre cibersegurança.
Além disso, familiarize-se com as configurações de privacidade das redes sociais e quais informações você compartilha com os outros. Algumas plataformas de redes sociais e suas configurações de privacidade:
- O Facebook modifica com frequência suas políticas e configurações de privacidade. Para garantir que suas fotos, informações pessoais e comentários permaneçam privados, você deve consultar com regularidade suas configurações de privacidade. Há mais informações em configurações de privacidade do Facebook;
- O LinkedIn te permite ver quem está vendo suas informações e como restringir o acesso de visualização. Porém, você precisará ativar essas configurações por si mesmo. Veja as configurações de privacidade do LinkedIn para descobrir mais;
- Uma coisa a se lembrar quando estiver usando o Twitter é que seus tweets são públicos. Há configurações adicionais para tornar suas informações privadas e para que seus tweets sejam enviados ao público correto. Explore o configurações de privacidade do Twitter para aprender mais.
Lembre-se de que mesmo com seus melhores esforços para deixar a informação privada, nem sempre você poderá controlar as informações que os outros compartilham ou comentam sobre você.
Cyberbullying
O cyberbullying, assim como o bullying, é um comportamento intimidatório para com outra pessoa, mas de maneira online, que pode acontecer em qualquer rede social. As pessoas podem achar que são anônimas online, mas não é exatamente assim, visto que e assediar ou ofender seriamente uma pessoa online é crime. Esse tipo de bullying pode acontecer de muitos modos, como através de:
- Textos abusivos ou perigosos;
- E-mails abusivos;
- Envio de fotos ou vídeos sem a permissão da pessoa;
- Criação de perfis falsos fingindo ser outra pessoa.
No módulo Cidadania Digital, você poderá encontrar mais informações sobre o tema.
Saiba mais:
- Aprenda como proteger sua reputação online com dicas simples
- Como proteger seu celular de hackers (YouTube, 10m17s)
- Como remover aplicativos e sites com acesso a conta do Facebook (YouTube, 2m13s)
- VEJA Explica: Cyberbullying avança entre os estudantes brasileiros na pandemia
- Cyberbullying – Brasil Escola (YouTube, 8m43s)