Melhore a sua marca online

Melhore a sua marca online

Marca pessoal é um termo cunhado por Tom Peters em seu artigo de 1997 “The Brand Called You”. De acordo com Peters, todo mundo possui o poder de ser sua própria marca, e é responsabilidade de cada um promovê-la. Mas se isso for verdade, como comercializar sua marca pessoal com sucesso?

As redes sociais são um ótimo meio para a autopromoção, por várias razões, como marketing de conteúdo e venda social. Elas fornecem meios de alcançar seu público-alvo, construir sua marca e influenciar pessoas. Alguns usuários de redes sociais se tornam influenciadores, ganham credibilidade em alguma área específica, e possuindo, assim, acesso a um grande público.

Se você estiver planejando construir sua marca pessoal nas redes sociais, você deve fazer algumas coisas para conseguir maior exposição. Primeiramente, decida quais plataformas irá utilizar. É tentador querer usar todas as redes sociais para promover sua marca, mas é importante se lembrar que nem todas são boas para você. 

O LinkedIn é melhor para você do que o Pinterest?

Para um jovem artista que quer compartilhar e promover seu trabalho, o LinkedIn não seria a melhor escolha. Mas o Instagram ou o Flickr podem ser excelentes, pois fotos são compartilhadas com outras pessoas que possuem interesse em arte e cultura.

Assim que você tiver suas contas em redes sociais organizadas, tenha certeza de que você publicará com regularidade, mas não excessivamente. Publicar demais pode irritar seu público. Um bom número seria por volta de 3 ou 4 publicações por semana. Além disso, certifique-se de que as publicações sejam interessantes, escrevendo conteúdos que você gostaria de ler caso outras pessoas as tivessem publicado.

Construa uma comunidade:

  • Seja gentil com os outros e construtivo em suas publicações. Dessa forma você irá criar e promover uma boa autoimagem e conseguirá encantar seus seguidores com mais facilidade;
  • Encoraje interações, comentários e autenticidade;
  • Interaja com as pessoas que estão interessadas em você e em seu trabalho.

Criar uma marca pessoal na rede social demanda muito tempo, comprometimento e planejamento de seu trabalho. Isso não irá acontecer de um dia para o outro, mas com paciência e pesquisa você conseguirá construir para si mesmo uma marca pessoal com muitos seguidores. Saiba mais nesse artigo!

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)