Redes sociais para aprender e ensinar

As universidades estão embarcando nas redes sociais para maior facilidade de comunicação com os estudantes, dentro e fora das salas de aula. Um estudo recente da Universidade de Queenland indica que os perfis das redes sociais e seus usos em estudos ajudam os estudantes a terem sensação de pertencimento junto à comunidade acadêmica. A maioria dos estudantes possui um dispositivo móvel, seja ele um telefone, tablet ou laptop, e tem acesso às plataformas de redes sociais. Assim, eles podem usar seus dispositivos para um aprendizado ativo na aula ou para se reunir com outros estudantes em tempo real. Você pode descobrir que seu curso usa o Facebook como um meio de suporte à comunicação com os colegas e tutores, por exemplo.

Usar o Facebook para aprender e ensinar: a perspectiva de um estudante

Quando eu estava no segundo ano do curso da Faculdade de Psicologia, os professores se reuniram e criaram um grupo de Facebook que era aberto a todos os estudantes matriculados no curso. Só por me juntar ao grupo, eu já podia fazer qualquer pergunta e tirar qualquer dúvida pelos comentários. Era uma ótima plataforma, já que as respostas eram dadas quase instantaneamente, tanto pelos alunos quanto pelos professores. Através desse método, o aprendizado de colega para colega também era encorajado. Outra coisa boa desse grupo era que os professores escolhiam fazer vídeos ao vivo e permitiam aos alunos fazerem qualquer pergunta, no conforto e conveniência de nossos próprios computadores.  A melhor parte dessa função era que, assim que a sessão acabasse, o vídeo era salvo na página principal do grupo. Então, mesmo que eu perdesse o streaming, eu ainda poderia rever os vídeos mais tarde

(MANOHARAN, Rheaa, Bacharel em Ciência Psicológica).

Quando estiver usando redes sociais para aprender, tenha certeza de que pensou bem a respeito do que irá postar. Críticas injustificadas e a confiança em materiais não verificados podem ser perigosos. Portanto, é indicado verificar suas configurações de privacidade antes de entrar nesses grupos.

Fóruns de discussão

Um fórum de discussão é uma ferramenta de comunicação online que permite aos usuários discutir num ambiente virtual. Para mais informações sobre fóruns de discussão veja o módulo Ferramentas colaborativas.

Rede Pessoal de Aprendizagem

Uma Rede Pessoal de Aprendizagem (PLN) é um modo de desenvolver conhecimentos e habilidades, além de aumentar suas oportunidades de networking. Entrar em sites como o LinkedIn e o Twitter permitirá que você se conecte a profissionais e mantenha-se atualizado com os acontecimentos das áreas ou indústrias relacionadas aos seus interesses. Você pode aprender mais sobre PLNs no módulo Empregabilidade.

Contas falsas e como descobri-las

Muitas pessoas usam redes sociais para acessar informações, como pesquisas acadêmicas e notícias. Sempre avalie as informações que você encontrar nas redes sociais, já que algumas dessas podem ser imprecisas.

Fake News

Fake news são notícias produzidas de forma a causar desinformação por meio de conteúdos que não condizem com a realidade. O objetivo por trás desse fenômeno vai desde destruir a reputação de pessoas com notícias falsas, até influenciar opiniões em contextos polarizados.

Saiba mais: