Tipos de redes sociais

O uso de plataformas de redes sociais varia entre os países e no tempo. Desde a criação da primeira rede social, temos visto a ascensão, a queda e, algumas vezes, o retorno de muitas.

São alguns tipos de uso das redes sociais:

• Sites de redes sociais (Facebook; LinkedIn);
  • Microblogging (Twitter; Tumblr; Weibo);
  • Compartilhamento de fotos (Instagram; Flickr; Pinterest; Snapchat);
  • Compartilhamento de vídeos (YouTube; Vimeo; Facebook Live).

Sites de redes sociais

Esses sites permitem aos usuários criar perfis online e interagir com outros na plataforma. Dependendo de como estiver sendo usada, a plataforma permite manter interações privadas ou a conexão com pessoas de fora de seu círculo social.

Por exemplo, o Facebook é usado principalmente como ferramenta para compartilhar informações, e manter-se atualizado, interagindo com familiares e amigos. Também é utilizado nas universidades para permitir aos estudantes a criação e participação em grupos de estudos. Tutores e professores podem usar essa ferramenta para facilitar o ensino e a aprendizagem, porém é necessário lembrar que o Facebook não é um canal oficial de comunicação em instituições, como no caso da USP. Você não deve utilizar apenas o Facebook para ter informações sobre seu curso, mas conferir seu e-mail de estudante, e os sites da USP, ou de sua instituição. A USP, a FEA e o LAE possuem páginas no Facebook para compartilhar eventos e notícias.

Já o LinkedIn é uma plataforma de rede profissional direcionado para o trabalho. Ele permite aos membros a criação de resumos digitais e a conexão com potenciais colegas e empregadores. Ele também pode ajudar a criar uma Rede Pessoal de Aprendizado, sobre a qual você pode ler no módulo Empregabilidade. A FEA também possui uma página no LinkedIn.

Microblogging

Um blog é uma página da web, normalmente gerenciada por uma única pessoa ou por um pequeno grupo, que escreve informalmente sobre um tópico de seu interesse. Esse tipo de site é escrito para que as publicações mais recentes sejam mostradas primeiro. Microblogs, como o Twitter, possibilitam que você compartilhe pequenas mensagens e ideias, e eles são excelentes para trabalho compartilhado, pesquisa, ou para conectar-se com pessoas que possuem interesses similares.

As publicações no Twitter, os chamados tweets, podem ter apenas 280 caracteres, então devem ser curtos e sucintos. As mais variadas instituições hoje contam com contas no Twitter, como a USP e a FEA, por exemplo, FEAUSPcomunicausponline. Você também pode acessar as publicações dos professores da faculdade na página FEA na Mídia, mantida pelo setor de Comunicação da FEA USP.

Compartilhar fotos é um modo cativante de mostrar aspectos de sua vida. Você pode enviar fotos para compartilhar com amigos, familiares ou com qualquer outra pessoa. Se você for alguém que curte fotografia, arte ou criar coisas para exibi-las, então essas plataformas são ótimos meios para autopromoção, para fazer comentários sobre o trabalho alheio, e receber devolutivas, os chamados feedbacks, sobre o seu.

Alguns dos sites de compartilhamento de fotos mais populares são o Instagram, o Pinterest e o Flickr. As ferramentas, como o Instagram, habilitam os usuários a interagir com fotografias ou vídeos, tornando o contato com outras pessoas mais divertido. Figurinhas e filtros te permitem modificar suas próprias fotos, como, por exemplo, transformar a si mesmo em um cachorro ou em algum personagem.

Há alguns vídeos no YouTube que servem como uma introdução a essas plataformas:

Sites de hospedagem de vídeos, como o Youtube e o Vimeo, permitem que as pessoas compartilhem vídeos. Conteúdo de vídeo inclui música, entretenimento, vídeos instrucionais, notícias, comentários políticos, filmes shows, entre outros.

O Laboratório de Aprendizagem e Ensino (LAE) da FEA USP criou um tutorial sobre como criar um canal do YouTube específico para a comunidade FEA e os passos iniciais podem ser seguidos por todos.

Pense em algum livro que você tenha lido recentemente. Se você quisesse encontrar mais informações sobre o autor ou descobrir artigos escritos por ele, quais redes sociais ajudariam em sua pesquisa?