Referências

O que é fazer referência?

Se você usar ideias ou trabalhos de outras pessoas em suas tarefas, você deve deixar claro que as utilizou, ou seja, fazer referência ao conteúdo utilizado, que é reconhecer os autores e recursos que utilizou. Assim, qualquer um que leia sua tarefa, pode acessar ou conferir esses recursos, se você os tiver referenciado. Lembre-se que fazer referência não é apenas um jeito cortês de reconhecer o trabalho alheio, mas também uma exigência acadêmica. Se você utilizar as ideias de outras pessoas em sua tarefa e não reconhecer ter feito isso, você terá cometido plágio. Confira mais sobre as referências nesse vídeo: Introdução às referências (YouTube, 3m42s).

O que é um estilo de referência?

Um estilo de referência é um conjunto de regras que diz como reconhecer os pensamentos, ideais e trabalhos alheios de certo jeito, e é uma parte crucial da escrita acadêmica bem-sucedida. Há vários estilos diferentes de referências utilizados na USP. Pergunte ao seu professor ou orientador o estilo exigido por eles ou por seu curso. Além disso, lembre-se que a USP possui guias para os estilos de referências utilizados na Universidade.

Exemplos de alguns estilos de referência são: ABNT, APA, ISO e Vancouver. Você não precisa memorizar todas as regras do estilo que você usa, mas deve seguir os guias. O mais importante para se lembrar ao fazer uma referência é ser consistente. Ou seja, se você começar a citação utilizando um estilo, use-o para toda a sua tarefa.

Para conhecer ferramentas que auxiliam na criação de referências acesse Ferramentas de referência.

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)