Escrevendo tarefas

Escrevendo tarefas

Dicas Essenciais

Leia as instruções e os critérios de realização detalhadamente antes de iniciar sua tarefa. Além disso, verifique com o professor ou tutor do curso, se não tiver certeza de onde encontrar essas informações.

Integridade acadêmica

Mantenha os mais altos padrões de integridade acadêmica em seu trabalho:

  • Use técnicas de referência corretas para evitar o plágio. Obtenha informações sobre os diferentes estilos de referência e aprenda mais sobre como fazê-las no módulo: Escrever, citar e enviar tarefas.
  • Não viole os direitos autorais ao usar imagens, áudios ou quaisquer materiais criados por outras pessoas. O módulo Encontrando e usando Mídias explica sobre copyright e como encontrar recursos Creative Commons para reutilização.
Tarefas de grupo

Adquira estratégias e ferramentas para trabalhar com um grupo online em Comunicação e colaboração online, incluindo:

  • Qual ferramenta de mensagens usar;
  • Colaborar online em um documento;
  • Realização de reuniões online.
Backup de suas atribuições

É muito importante fazer backup de seu trabalho enquanto você realiza suas tarefas. O módulo Trabalhando com arquivos tem dicas sobre como gerenciar seus arquivos e fazer backup do trabalho.

Recursos para a escrita científica

Existem tipos diferentes de escritas, incluindo ensaios, relatórios e revisões. Os Serviços ao Aluno têm recursos para ajudá-lo a entender os diferentes tipos de tarefas escritas e como estruturar seu trabalho:

  • Tipos de tarefas – descreve a finalidade, o público, o tom da escrita e as características estruturais de alguns tipos de tarefas, incluindo ensaios de pesquisa, relatórios, bibliografias comentadas e diários reflexivos.

A seguir, você encontrará alguns links de escrita científica produzidos na USP para ajudar no seu processo:

Escrevendo e pesquisando

Há ferramentas e cursos online para melhorar suas habilidades. Por exemplo, a faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais (FFLCH) oferece cursos de redação acadêmica, entre outros, que te permitirão adquirir conhecimentos básicos e aprimorar seu exercício de escrita.

Ferramentas e técnicas de escrita
  • O texto Ferramentas de escrita tem informações sobre diferentes ferramentas e softwares para usar em suas tarefas escritas.
  • A Microsoft fornece um treinamento básico em Microsoft Word, incluindo o uso de estilos, seções e tabelas. Conhecer todos os atalhos e truques pode economizar muito tempo quando você escrever seu documento.
Edição e revisão

Quando lemos em voz alta, às vezes dizemos palavras que deveriam estar ali, mesmo que não estejam. Uma ferramenta de conversão de texto em voz é uma boa maneira de verificar a precisão e o fluxo de sua tarefa. A ferramenta só lerá o que realmente está escrito na página.

Gramática e ortografia

Você pode usar os recursos de ortografia e gramática em sua ferramenta de processamento de texto (por exemplo, Microsoft Word e Google Docs) para verificar se escreveu corretamente. Utilize, por exemplo, o dicionário Michaelis Online se não tiver certeza sobre as palavras que deseja selecionar.

Público, tom e propósito

Para escrever com eficiência, você deve pensar cuidadosamente sobre o público-alvo pretendido e o propósito de sua tarefa. Como parte dessa intencionalidade, ajuste seu tom para adequar o texto ao seu público e ao meio que você está utilizando.

Se precisar, utilize o site Communication Learning in Practice for Scientists (CLIPS) para produção de textos em inglês. A ferramenta descreve como o público, o contexto e o propósito afetam como você deve se comunicar. O site foi desenvolvido para ajudar os alunos de graduação em Ciências a desenvolver suas habilidades de comunicação, e é relevante para alunos em todas as áreas.

Para redações em português pode encontrar dicas sobre como produzir uma comunicação de seu trabalho científico na guia De Cientista  para Jornalista: noções de comunicação com a mídia.

Literacias Digitais

LAE (DTI - FEA - USP)